Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente em hospitais - 2023
Como uma preparação para as comemorações do Abril pela Segurança do Paciente em 2023, principalmente neste ano em que o nosso Programa Nacional de Segurança do Paciente completará 10 anos de formalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Grupo de Pesquisa QualiSaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e os Núcleos de Segurança do Paciente das vigilâncias sanitárias de estados e DF coordenam a Avaliação nacional da cultura de segurança do paciente em serviços de saúde. Essa avaliação é realizada por meio da aplicação nacional do “E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar”, que consiste em um sistema eletrônico para avaliação válida, rápida e confiável da Cultura de Segurança do Paciente (CSP) em hospitais brasileiros.
Além disso, esse sistema permite a profissionais de saúde o preenchimento e o envio automático de questionários, gerando indicadores referentes às 12 dimensões da CSP. Essas dimensões incluem tópicos como a frequência de eventos adversos (EAs) notificados, percepção de segurança e trabalho em equipe. As dimensões contemplam também expectativas e ações da direção ou supervisão da unidade, comunicação sobre erros identificados, além de informações sobre o apoio da gerência do serviço para a segurança do paciente, entre outros.
O relatório de cada hospital é produzido em tempo real, conforme os profissionais respondem ao questionário, por e-mail ou com o uso de tablets e smartphones, facilitando o feedback aos interessados e contribuindo para a promoção de intervenções de melhoria nos serviços imediatamente.
A Cultura de Segurança do Paciente (CSP) é considerada um importante componente estrutural dos serviços de saúde que favorece a implantação de práticas seguras e a diminuição da ocorrência de eventos adversos, ou seja dos danos aos pacientes causados por falhas durante a assistência prestada.
Pode ser definida como o produto de valores, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento de grupos e de indivíduos que determina o compromisso, o estilo e a proficiência no manejo da segurança dos pacientes nos serviços de saúde.
Por que é importante medir a Cultura de Segurança do Paciente nos serviços de saúde?
- para medir as condições organizacionais que podem levar a possíveis danos em pacientes;
- para diagnosticar o nível de cultura de segurança do serviço de saúde e os possíveis riscos;
- para possibilitar o benchmarking interno e externo e a evolução das intervenções de segurança do paciente que estão sendo adotadas pelos profissionais do serviço de saúde;
- para acompanhar a evolução da CSP ao longo do tempo, assim como a notificação de incidentes.
Sigilo
Todas as informações enviadas no cadastro do aplicativo e obtidas pela avaliação da cultura são sigilosas. Portanto, não serão divulgados, em nenhum momento, os nomes do serviço avaliado, do responsável pela avaliação e dos profissionais respondentes.
A Anvisa, as Coordenações Estaduais/Distrital e Municipais dos Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSPs Visa) e o Grupo de Pesquisa CNPq/UFRN QualiSaúde solicitam aos Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs) dos serviços do país que coordenem localmente esta atividade, estimulando a liderança e os profissionais da assistência de sua instituição a responderem ao E-Questionário de Cultura de Segurança em Serviços de Saúde.
Quem pode participar da Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente em hospitais em 2023?
Todos os hospitais do Brasil.
Avaliação permanente
A Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS), vinculada à Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) da Anvisa.
Em 2023, além da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS/GGTES/Anvisa), as Coordenações estaduais, municipais e distrital dos NSP VISA irão gerenciar a ferramenta, por esfera de gestão, possibilitando a emissão de relatórios com dados agregados em tempo real (estaduais, distrital, municipais e regionais).
É fundamental que os gestores do hospital apoiem a realização dessa avaliação e também participem como respondentes. Após a realização dessa avaliação é importante que cada hospital participante implemente um plano de ação a partir dos dados encontrados e inicie o processo de melhoria em seu serviço de saúde, por isso, os gestores do hospital precisam ser sensibilizados sobre a importância dessa avaliação e dos ciclos de melhoria que serão implementados a partir desses resultados locais.
O período da Avaliação em 2023 será de 15/03/2023 a 31/12/2023 e contamos com o trabalho de todos para que a meta prevista no Plano Integrado para a gestão sanitária da segurança do paciente em serviços de saúde 2021-2025 seja ultrapassada e para que a cultura de segurança do paciente melhore em todos os hospitais do Brasil.
Acesse aqui o formulário da Avaliação 2023: https://csp.qualisaude.telessaude.ufrn.br/
Acesse aqui o Plano Integrado para a gestão sanitária da segurança do paciente em serviços de saúde 2021-2025: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/plano-integrado-2021-2025-final-para-publicacao-05-03-2021.pdf
Relatórios
- Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente em Hospitais-2023- Acesse também os infográficos: AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM HOSPITAIS - BRASIL, 2023 e MELHORAR A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE - PLANO DE AÇÃO
Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente em Hospitais-2021 - Acesse também o Infográfico e o Plano para a melhoria da cultura de segurança do paciente
Como avaliar a Cultura de Segurança do Paciente
- Acesse aqui o E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar.
- MANUAL DO USUÁRIO DO E-QUESTIONÁRIOE DE CULTURA DE SEGURANÇA HOSPITALAR: Cinco passos para avaliar e melhorar a cultura de segurança do paciente