PROJETO COM A VISA NO PEITO
Lançado em 08 de março de 2024, o Projeto Com a Visa no Peito integra o rol de ações estratégicas da GGTES para reduzir os riscos potenciais nos serviços de saúde e de interesse para a saúde.
A avaliação do risco potencial é realizada por meio da aplicação dos Roteiros Objetivos de Inspeção (ROI). Tais instrumentos seguem o Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP®), desenvolvido pelo Dr. Marcus Navarro, do Instituto Federal da Bahia (IFBA).
No âmbito da mamografia, são aplicados dois roteiros: ROI Mamografia (aplicado nos serviços de mamografia) e ROI Controle de Qualidade (CQ) em Mamografia (destinado à avaliação dos equipamentos de mamografia). Ambos foram elaborados e harmonizados com intensa participação de representantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Para acessar os roteiros e conhecer melhor outros frutos da harmonização de Roteiros Objetivos de Inspeção, acesse Harmonização de Roteiros Objetivos de Inspeção (ROI) — Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa (www.gov.br).
O Projeto Com a Visa no Peito reúne iniciativas para promover o incremento do uso dos ROI Mamografia e CQ em Mamografia. Além de fortalecer as ações do SNVS no âmbito dos serviços de saúde, o Projeto busca a obtenção de um panorama dos serviços de mamografia do país, identificando os riscos potenciais para posterior intervenção da vigilância sanitária.
Vale lembrar que a implementação dos ROI também traz ganhos perceptíveis aos serviços inspecionados, pois o uso desses roteiros agrega transparência, clareza, objetividade e previsibilidade às ações de vigilância sanitária.
A fim de sensibilizar os gestores dos serviços de mamografia sobre a importância do controle de qualidade dos mamógrafos e apresentá-los à Planilha Síntese dos Testes da Mamografia como ferramenta para uma gestão eficiente do serviço, disponibilizamos folheto e cartilha, elaborados em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).
Dada a relevância da mamografia no contexto da saúde pública e a importância da avaliação do risco potencial desses serviços e equipamentos, a Anvisa pactuou uma meta no Plano de Gestão Anual (PGA-2024) ligada ao tema:
A adesão das Visa locais vem sendo monitorada e divulgada em informativos semanais. É esperado que todos realizem, até outubro/24, a inspeção dos serviços de mamografia sob sua jurisdição, avaliando o controle de qualidade dos mamógrafos com o ROI CQ em Mamografia.
E assim, está prevista para o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a realização de evento para a divulgação dos resultados alcançados e de relatório com o panorama dos serviços de mamografia do país.