Carga administrativa
Carga Administrativa são as obrigações de informações impostas por regulamentos, cujo cumprimento produz custos para os agentes dado o investimento de tempo e força laboral em atividades administrativas orientadas para seu atendimento. A carga administrativa inclui o planejamento, a coleta, o processamento e a comunicação de informações exigidas pela autoridade sanitária para o cumprimento de um regulamento.
A elaboração de regulamentos técnicos com qualidade e eficiência passa, necessariamente, por uma preocupação com a redução da carga administrativa excessiva dos regulamentos elaborados pela Agência, mantendo, contudo, os elevados padrões de segurança jurídica e de proteção da saúde dos brasileiros. A carga administrativa desnecessária e desproporcional freia o crescimento, a inovação e a eficiência econômica, afetando especialmente as microempresas – que incluem também os profissionais liberais –, assim como as pequenas e médias empresas. Um estudo apontou, por exemplo, que na União Europeia, a redução da carga administrativa em 25% acarretaria um incremento de 1,62% no PIB.
Dessa forma, a Anvisa tem atuado proativamente por meio da elaboração de documentos técnicos, apoio e treinamento às áreas técnicas. Espera-se com isso uma mudança de cultura organizacional e maior eficiência nos serviços prestados à sociedade pela Agência.