Notificação de eventos adversos
Se você tomou alguma vacina e teve um evento adverso (reação não desejada) é importante notificar à Anvisa. Sua comunicação ajuda a Agência a identificar riscos e atualizar o perfil de segurança dos produtos.
O que devo notificar?
Qualquer ocorrência médica indesejada após o uso da vacinação, podendo ou não ter sido ocasionados por elas. Não é necessário ter certeza da associação entre a reação adversa e a vacinação. A simples suspeita da associação é suficiente para se realizar uma notificação. Na dúvida, notifique!
Como notificar?
Para notificar, não precisa ser profissional de saúde. Qualquer cidadão pode realizar a notificação por meio de um sistema eletrônico específico para essa finalidade: o VigiMed. Lançado em dezembro de 2018, ele substituiu o sistema anterior, o Notivisa, nos casos de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos e vacinas.
Os registros desses eventos também devem ser feitos pelos profissionais que atuam diretamente nas salas de vacinação, pelos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais e pelos profissionais de saúde que identificam estes eventos no atendimento através, prioritariamente, do sistema e-SUS Notifica.
Como consultar as notificações?
As suspeitas de eventos adversos relatados à Anvisa estão disponíveis em uma plataforma pública. É importante destacar que os dados constantes são suspeitas e não necessariamente apresentam relação de causalidade estabelecida.
No link abaixo é possível filtrar os eventos por nome da vacina e selecionar o item "eventos adversos" para visualizar a natureza e distribuição dos eventos relatados.