Notícias
PRODUTOS IRREGULARES
Anvisa participa de reuniões da OMS sobre dispositivos médicos abaixo do padrão e falsificados
Da esquerda para direita: Mariana Adelheit von Collani - Especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa, Professor Emile Bienvenu - Diretor Geral da Autoridade de Alimentos e Medicamentos de Ruanda - presidente do MSMSF, Laila Sofia Mouawad - Coordenadora de cooperação internacional da Anvisa e vice-presidente do MSMSF, Rutendo Kuwana - Chefe do secretariado da OMS para o MSMSF.
A Anvisa participa, nesta semana, das reuniões do Mecanismo de Estados Membros sobre Dispositivos Médicos Abaixo do Padrão e Falsificados (Member State Mechanism on Substandard and Falsified Medical Products – MSMSF) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os encontros acontecem entre os dias 19 e 22 de novembro, na sede da OMS, em Genebra, Suíça.
Desde a sua criação, em 2012, a Anvisa vem representando o Brasil no MSMSF. O plano de trabalho bianual (2024-2025) atualmente conta com dez atividades priorizadas, sendo uma delas liderada por uma servidora da Agência, que também atua como vice-presidente regional para as Américas no comitê diretivo do Mecanismo de Estados Membros.
A 13a reunião plenária do MSMSF foi precedida da reunião do comitê diretivo, realizada na última terça-feira (19/11), e teve cinco sessões técnicas informais sobre diversos temas, como tecnologias de triagem e detecção de produtos e sites irregulares, estratégias de comunicação e conscientização sobre riscos, e produtos em mercados informais.