Notícias
TRANSPARÊNCIA
Anvisa divulga dados de produção dos bancos de tecidos
Já está disponível, no portal da Anvisa, o levantamento dos dados de produção referentes a 2023 informados pelos bancos de tecidos à Agência.
A planilha traz os dados brutos de produção de 58 bancos de tecidos em funcionamento no país em 2023. Entre eles, estão 46 bancos de tecidos oculares, sete bancos de tecidos musculoesqueléticos, quatro bancos de pele e um banco de tecido cardiovascular.
De acordo com a RDC 707/2022, que dispõe sobre as boas práticas em tecidos humanos para uso terapêutico, os bancos de tecidos devem informar seus dados de produção semestralmente à Anvisa. Dentre esses dados estão o número de doadores, a quantidade de tecidos obtidos e descartados, e os tecidos que foram disponibilizados para uso terapêutico.
Os bancos de tecidos são os estabelecimentos que realizam a triagem clínica, social, física e laboratorial dos doadores, a retirada, a identificação, o transporte, o processamento, o armazenamento, o controle de qualidade e a disponibilização de tecidos humanos, de forma a garantir sua qualidade e segurança.