Notícias
PUBLICAÇÕES
Confira a nova edição do Boletim do SNVS
Já está disponível a 30ª edição do Boletim da Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ASNVS), publicado nesta segunda-feira (17/4), no portal da Anvisa. O material traz o resumo das principais ações realizadas no mês de abril. Um desses destaques é a oferta de 1.000 vagas em dois cursos online sobre a metodologia OKR (do inglês: Objectives and Key-Results), destinadas a profissionais das Vigilâncias Sanitárias (Visas) de estados e municípios. Os cursos são oferecidos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem em Vigilância Sanitária (AVA Visa).
O OKR é um modelo inovador de gestão ágil para a melhoria do desempenho institucional, com foco em resultados. Adotado desde 2020, neste ano a experiência de implantação de OKR na gestão estratégica rendeu à Anvisa o Prêmio Agilidade Brasil 2023.
Agenda
O boletim traz também datas de eventos destinados aos entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Entre maio e junho deste ano, será realizada uma série de encontros regionais com os coordenadores de Visas, por meio de videoconferências (webinares). O objetivo é promover a qualificação e a melhoria da atuação e da eficiência nas ações de vigilância sanitária realizadas em todo o país. Os encontros regionais serão nos dia 16/5 (Norte), 23/5 (Nordeste), 30/5 (Sul), 12/6 (Sudeste) e 19/6 (Centro-Oeste).
De acordo com o informativo, também haverá uma reunião técnica entre a Anvisa e representantes de Visas de estados e municípios, no dia 12 de maio, para tratar da revisão da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 560/2021, bem como do relatório da Análise de Impacto Regulatório (AIR) desse processo. A norma estabelece diretrizes para organização do SNVS e a descentralização das ações de inspeção e fiscalização sanitárias.
Gestão da informação
A Anvisa informa também que realizou uma série de oficinas com os entes do SNVS e Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), entre fevereiro e abril deste ano, para mobilizar instituições em torno da discussão da “Gestão da Informação da Vigilância Sanitária” e a implementação do Conjunto Mínimo de Dados em Vigilância Sanitária (CMD-Visa). O foco do trabalho foi o mapeamento das fontes de origem de dados. Durante as atividades, os participantes foram orientados a preencher um formulário de planejamento da coleta de dados. O prazo final é 24 de abril.
Leia a íntegra da 30ª edição do Boletim da Assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ASNVS) e confira todos os destaques do mês de abril, mês de comemoração do Dia Mundial da Saúde (7/4).