Notícias
Monitoramento
Anvisa e CVS/SP promovem capacitação em farmacovigilância
Profissionais de serviços de saúde de São Paulo terão a oportunidade de participar do 1º Treinamento de Notificadores do VigiMed. O encontro, que será realizado nesta quinta-feira (19/10), faz parte de um acordo de cooperação para a adoção, pelo estado de São Paulo, do sistema da Anvisa para notificação de eventos adversos de medicamentos.
Serão abordados no eventos os aspectos para uma boa notificação. O objetivo do treinamento é aumentar a qualidade das notificações no país e, por conseguinte, a segurança no uso dos medicamentos.
O evento marca o início da execução do plano de trabalho do Acordo de Cooperação 01/2023, entre o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS/SP) e a Anvisa.
Acordo de cooperação
O VigiMed é o sistema nacional para notificação de eventos adversos a medicamentos no Brasil. Ele é mantido pelo Uppsala Monitoring Centre (UMC), um centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) na área de monitoramento global de medicamentos. O sistema utiliza dicionários padronizados para eventos adversos (MedDra) e medicamentos (WhoDrug), o que facilita a organização e a comparação de dados.
Com prazo de vigência de cinco anos, o acordo de cooperação com a Anvisa prevê a utilização do sistema VigiMed pelo estado de São Paulo. O acordo inclui ainda a realização de treinamentos da equipe da Vigilância Sanitária e de notificadores de São Paulo, além da elaboração de materiais educativos e da revisão do marco normativo estadual. Vale observar que o sistema estadual, o Periweb, será desativado.