Notícias
SERVIÇOS DE SAÚDE
17 de setembro: Dia Mundial da Segurança do Paciente
No dia 17 de setembro deste ano, comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o tema da campanha global de 2023 é "Engajamento de pacientes pela segurança do paciente”. Já o lema da campanha é “Eleve a voz dos pacientes!", em reconhecimento ao papel crucial que pacientes, familiares e acompanhantes desempenham na segurança dos cuidados de saúde.
As evidências mostram que, quando os pacientes são tratados como parceiros em seus cuidados, ganhos significativos são obtidos na segurança, na satisfação do paciente e nos resultados de saúde. Assim, o impacto do envolvimento do paciente em sua segurança é notável, com estudos mostrando redução de danos em até 15%. A iniciativa pode salvar inúmeras vidas e reduzir custos com a assistência a cada ano. Por exemplo, serviços de saúde podem prestar cuidados centrados no paciente, respeitando suas preferências e necessidades; podem ainda incentivar a comunicação aberta, disponibilizando meios para que pacientes, famílias e acompanhantes levantem suas vozes, sem receios, expondo suas preocupações, expectativas e interesse em apoiar a segurança dos pacientes.
Cabe ressaltar que a iniciativa da OMS conta com o apoio da Anvisa, que já vem há mais de uma década reforçando o incentivo à participação dos pacientes em seus cuidados e na tomada de decisão sobre as questões relacionadas à sua saúde.
Nesse contexto, a campanha de 2023 – "Engajamento de pacientes pela segurança do paciente – Eleve a voz dos pacientes!" – tem como objetivos:
-
Aumentar a conscientização global sobre a necessidade de envolvimento ativo dos pacientes, familiares e acompanhantes em todas as unidades e níveis de assistência à saúde, para melhorar a segurança do paciente em serviços de saúde.
-
Envolver decisores de políticas, gestores, lideranças, profissionais de saúde e da assistência, organizações de pacientes, sociedade civil e outras partes interessadas nos esforços direcionados à instituição e à implementação de práticas de segurança, prevenindo danos aos pacientes em serviços de saúde.
-
Capacitar pacientes, familiares e acompanhantes para se envolverem ativamente em seus próprios cuidados de saúde, promovendo a melhoria da segurança e da qualidade dos cuidados prestados em serviços de saúde.
-
Defender ações sobre o envolvimento de pacientes e familiares, alinhadas com o Plano Global de Ação para a Segurança do Paciente 2021–2030, o qual deve ser adotado por todos os parceiros envolvidos no tema.
A Anvisa convida todos os profissionais de saúde e a sociedade em geral a celebrarem o Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2023 em suas instituições, promovendo localmente eventos técnicos, iniciativas de capacitação e outras com o objetivo de envolver pacientes e familiares em prol de cuidados de saúde mais seguros para a redução de danos evitáveis.
A iniciativa pode fortalecer a parceria entre pacientes, gestores, lideranças, profissionais da assistência e instâncias que atuam no tema da qualidade e segurança do paciente em serviços de saúde (Núcleos de Segurança do Paciente – NSPs, Comissões de Controle de Infecção Hospitalar – CCIHs, Núcleos de Qualidade, Gerência de Risco, entre outras).
Sugerimos usar a cor laranja nos pontos de referência, espaços públicos e iluminação de monumentos icônicos, pois essa cor simboliza a campanha global do Dia Mundial de Segurança do Paciente.
Webinar
Em comemoração a esta importante data, a Anvisa irá promover o webinar "Engajando pacientes para a segurança do paciente", no dia 21/9, às 15h. Para participar, basta acessar este link: https://bit.ly/3PkKxJG. O evento contará com os seguintes participantes:
Moderadora: Magda Costa – titular da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde GVIMS/GGTES da Anvisa.
-
Socorro Gross Galiano – representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil.
-
Íris Vinha – coordenadora geral do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (DAHU/SAES) do Ministério da Saúde.
-
Carla Ulhoa André – responsável pela Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP) do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
-
Heiko Thereza Santana – especialista em regulação e vigilância sanitária da GVIMS/GGTES da Anvisa.
Materiais informativos
Para estimular a comemoração local da data e incentivar a participação de pacientes, familiares e acompanhantes na campanha, a Anvisa, em conjunto com a Opas, irá disponibilizar nos próximos dias o cartaz principal da Campanha de 2023 – Eleve a voz dos pacientes!
Além do referido cartaz, utilize ainda os seguintes materiais educativos da Agência na celebração do Dia Mundial da Segurança do Paciente – 2023:
- Guia “Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? Orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes – Pacientes pela segurança do paciente em serviços de saúde”.
- 10 PERGUNTAS-CHAVE PARA MELHORAR A SEGURANÇA DO PACIENTE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
- Fôlder "Você sabia que pode colaborar para um cuidado mais seguro?"
- Fôlder "Notifique eventos adversos"
- Cartaz "NOTIFIQUE EVENTOS ADVERSOS! VOCÊ PODE AJUDAR A TORNAR MAIS SEGURA A ASSISTÊNCIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS!"
- Vídeo: Eventos adversos e como notificá-los
- Relatório Nacional de Análise de Notificação de Incidentes – Notivisa – Cidadão (março de 2014 a outubro de 2019)
- Vídeo: Segurança do Paciente – Uma Abordagem para o Usuário