Notícias
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Plano de Transformação Digital da Anvisa 2021-2022 é repactuado
A Anvisa informa que renovou a parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD/ME) e com a Secretaria Especial de Modernização do Estado ( S eme /SG-PR), mediante a repactuação do Plano de Transformação Digital da Agência para o período 2021-2022 . A iniciativa ocorreu em conjunto com o Ministério da Economia e a Presidência da República.
O objetivo da medida é dar continuidade à transformação de serviços da A nvisa , bem como aumentar a maturidade digital daqueles já disponibilizados no portal da instituição . Até o final deste ano, a A gência pretende realizar a transformação digital de 88 dos seus serviços de atendimento ao usuário. Isso representa um aumento de 67% para 90% dos serviços digitais prestados pela Agência.
Nesse sentido, é importante lembrar que , em 2019 , esse percentual era de 19%. Ressalta-se ainda que faz parte da meta aumentar o nível de maturidade digital de oito serviços já digitalizados.
Veja os objetivos específicos do Plano de Transformação Digital:
-
Ampliar a oferta de serviços digitais para o cidadão .
-
Propiciar maior autonomia, transparência e satisfação a os usuários .
-
Desburocratizar os serviços prestados pela Agência, chegando-se ao mínimo de burocracia viável para alcançar os objetivos do interesse público .
-
Reduzir o tempo médio de atendimento e o custo na prestação dos serviços .
-
Promover a integração e o uso de inteligência de dados na prestação dos serviços .
-
Promover a segurança e a disponibilidade dos serviços ofertados, bem como proteger a privacidade do cidadão.
Vinculação do p rojeto e- Notivisa a o Start u p Gov .br
Um dos destaques da repactuação foi a inclusão do e- Notivisa como projeto vinculado ao programa Start u p Gov.br , liderad o pelo Ministério da Economia. A aprovação desse projeto nesse rol representa uma grande conquista para a A nvisa .
O e- Notivisa tem os seguintes objetivo s: melhorar a experiência dos usuários do sistema de notificação, como agentes participativos ; modernizar a plataforma , estimulando e ordenando a participação dos agentes envolvidos em toda a cadeia pós - uso ; e simplificar e agilizar a atuação dos setores produtivos e comerciais, órgãos e instituições oficiais e estabelecimentos de saúde direta ou indiretamente envolvidos com produtos regulados.
Além disso, o projeto visa promover a integração do processo de monitoramento do Vigipós (sistema de vigilância pós -comercialização/pós-uso) , agregando conceitos de trabalho em rede, inteligência artificial, mineração de dados e algoritmos de risco para prospecção de dados , de modo a assegurar resultados e verificações mais diligentes e precisas.
Saiba mais
Entre 2019 e 2021, a Anvisa transformou 204 serviços oferecidos à sociedade, tendo sido o órgão do governo federal que mais contribuiu para a digitalização de serviços pela segunda vez consecutiva, conforme levantamento da SGD/ME .
Esta posição foi elogiada pela SGD e pela S eme , que , durante a reunião de repactuação, destacaram o papel de vanguarda desempenhado pela Agência dentre os órgãos federais. Após a aprovação da repactuação do Plano de Transformação Digital da Anvisa pelo Comitê Estratégico, composto p ela Anvisa, pela SGD e pela S eme , o plano foi aprovado pela Diretoria Colegiada da Agência, conforme previsto na Nova Política de Governança Organizacional da A nvisa , instituída pela Portaria 60/2022.
Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial , Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial