Notícias
Nota da Anvisa: imunoglobulina falsificada
A Anvisa determinou a inutilização, a apreensão e a proibição da distribuição, comercialização e uso de unidades falsificadas do medicamento Imunoglobulin, por meio da Resolução RE 124, de 13 de janeiro de 2022.
A detentora do registro, Blau Farmacêutica, comunicou à Agência a falsificação do frasco-ampola de solução injetável de imunoglobulina de 5g/100 mL, que apresenta as seguintes divergências em relação ao medicamento original:
- frasco sem alça de apoio para infusão;
- lacre de alumínio sem gravação lateral que conteria o nome do produto;
- concentração e número de lote;
- tampa menor e corpo do frasco mais largo que o original; e
- tampa com fenda diferente da original, que não possui fenda.
A Anvisa solicita aos serviços de saúde que, caso notem unidades com essas características de falsificação, não utilizem os produtos e comuniquem o fato à Agência, preferencialmente via Notivisa . Caso tenham dúvidas sobre a procedência do produto, recomenda-se que entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Blau Farmacêutica ( 0800-701-6399) e, caso confirmada a falsificação, comuniquem o fato à Agência por meio do Notivisa.
..:: NOTIVISA ::..
Em setembro de 2001, a Anvisa determinou a inutilização, a apreensão e a proibição da distribuição, comercialização e uso de unidades falsificadas do medicamento INMUNOGLOBULINA G ENDOVENOSA BIOTEST PASTEURIZADA 5 G/100 ML, por meio da RESOLUÇÃO RE Nº 3.620, DE 22 DE SETEMBRO DE 2021.
Naquele momento, a detentora do registro, Biotest Farmacêutica, comunicou à Agência a falsificação do frasco-ampola de solução injetável de imunoglobulina de 5g/100 mL, que apresenta em sua embalagem informações "importado por Global Med Pharma S.A.C. - Av. Diagona, 380 - Of. 306 - Miraflores Lima 18, Peru - RUC 20511233446 - Telefone 612-1400 email info@globalmedpharma.com www.globalmedpharma.net e número de registro BE- 00760 Ministério da Saúde (Peru) Certificado nº BE-00654".
Recebemos da Biotest atualizações do caso e disponibilizamos as imagens do produto falsificado podem auxiliar a identificação do produto irregular: