Notícias
Missão da Anvisa em Dublin - Irlanda
Delegação da Anvisa realiza missão em Dublin, Irlanda, entre 6 e 9 de novembro. Na ocasião, os representantes da Agência participaram de seminário sobre regulação farmacêutica organizado pela Iniciativa pela Justiça em Saúde (Health Justice Iniciative) e pela Universidade Dalhousie, intitulado “What Does ‘Fit-for-Purpos’ Biopharmaceutical Regulation Look Like for Underserved Populations in the Global South Post-COVID-19?”, mantiveram reunião com o embaixador do Brasil junto à República da Irlanda, Marcel Biato, e participam da cúpula da Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos (ICMRA, por sua sigla em inglês).
Durante o seminário, realizado em 6 de novembro, reguladores e acadêmicos debateram iniciativas para regulação de medicamentos biológicos, de maneira a facilitar o acesso das populações dos países em desenvolvimento a medicamentos seguros, eficazes, de qualidade e com preços adequados.
Já a cúpula da Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos reúne, entre os dias 7 a 9 de novembro, os dirigentes das principais agências reguladoras em saúde. A ICMRA é um foro internacional de nível executivo integrado pelos principais reguladores mundiais, somando 36 países e a União Europeia, além da Organização Mundial da Saúde, que busca estabelecer uma orientação estratégica comum para os reguladores de medicamentos sobre questões e desafios regulatórios compartilhados.
Entre os temas debatidos, destacam-se as oportunidades para inovação em temas regulatórios no desenvolvimento de medicamentos, como o uso de evidências do mundo real; as possibilidades de extrapolação de dados para avaliação de medicamentos pediátricos; o uso de inteligência artificial no processo de análise; o desenvolvimento de medicamentos com apoio de modelos es tatísticos ( model-informed drug development ); além das lições aprendidas e perspectivas para enfrentamento de emergências em saúde pública.
A Anvisa, juntamente com as autoridades reguladoras da Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Japão, Reino Unido e União Europeia, integra o Comitê Executivo do ICMRA.