Notícias
Evento comemorativo de 20 anos da Rede Sentinela
A Gerência de Hemo e Biovigilância e Vigilância Pós-Uso de Alimentos, Cosméticos e Produtos Saneantes (GHBIO/GGMON/DIRE 5) irá realizar, a partir desta terça-feira (29/11) ,às 10h, uma série de webinares para celebrar os 20 anos da Rede Sentinela.
Acompanhe ao vivo as exposições sobre gestão por indicadores, gestão de qualidade, experiência de Portugal durante a Pandemia de Covid-19 e relatos de participação na Rede Sentinela acessando os links disponíveis na programação completa.
Os eventos serão realizados por meio da plataforma Teams nos dias 29/11, 01/12 e 02/12. Posteriormente, serão disponibilizados na página do YouTube da Anvisa e na página da Rede Sentinela.
Para participar, basta clicar no link disponível na programação completa, no dia e horário agendados. Não é preciso fazer cadastro prévio.
Breve histórico
A conformação da Rede Sentinela iniciou em 2002, a partir do Projeto Hospitais Sentinelas, que formalizou parceria com hospitais de grande porte, prioritariamente, os públicos universitários, para o desenvolvimento de ações de monitoramento pós-comercialização/pós-uso de produtos utilizados na assistência à saúde e a segurança do paciente.
Trata-se de uma estratégia do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (VIGIPÓS) para obter informações qualificadas e sem conflito de interesses. O monitoramento da rede inclui produtos como alimentos, células, tecidos e órgãos, cosméticos e saneantes, equipamentos e artigos médico-hospitalares, produtos para o diagnóstico in vitro, implantes, órteses, próteses, medicamentos, sangue e seus componentes. Além dos eventos adversos relacionados às práticas assistenciais.
A participação na rede é voluntária e um dos requisitos para o credenciamento, além da notificação, é a constituição de uma Gerência de Risco, responsável pela interlocução com os entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Em contrapartida, são oferecidos treinamentos, capacitações e um ambiente de intercâmbio de informações entre os profissionais.
Para mais informações, acesse: Rede Sentinela — Português (Brasil) (www.gov.br).