Notícias
Vacina
CoronaVac para crianças: Anvisa faz reunião com pesquisadores
A Anvisa realizou, nesta quinta-feira (30/6), uma reunião com os pesquisadores do Curumim Projeto de Pesquisa, para a apresentação do andamento do projeto e os resultados preliminares da resposta imunológica referente ao Estudo de “EFICÁCIA, SEGURANÇA E IMUNOGENICIDADE DA VACINA INATIVADA (CORONAVAC) PARA COVID-19 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES”.
Após a reunião, a fim de contribuir com a discussão e o desfecho da avaliação da vacina CoronaVac para imunização de crianças de 3 a 5 anos no Brasil, foi enviado um ofício consultando os pesquisadores sobre a possibilidade de serem enviadas informações e prestados alguns esclarecimentos à Anvisa, bem como o compromisso da continuação do mencionado estudo.
A princípio, o prazo de resposta ao ofício é até 11/7/2022.
Na mesma esteira de ir ao encontro das informações, em 15/6 a Anvisa realizou reunião com o pesquisador da Fiocruz que conduz no Brasil um estudo com o objetivo de avaliar a efetividade das vacinas para Covid-19 na população no Brasil, analisando os desfechos de infecção, hospitalização e admissão em Unidade de Terapia Intensiva e Óbito (Vigivac). Na reunião, foi apresentado o resultado preliminar da vacinação da população com a idade de 12 a 17 anos, considerando também o período com a preponderância de cada variante Ômicron.
A Agência também vem acompanhando o estudo Immunita, realizado pela Fiocruz, em parceria com diferentes instituições, que tem por objetivo acompanhar a resposta gerada pela vacina contra a Covid-19 em crianças e adolescentes, ao longo do tempo.
As avaliações seguem um processo de revisão aberto e transparente, que incluiu contribuições de especialistas independentes em saúde pública e científica e uma avaliação completa pelos especialista de carreira da Agência, para garantir que a vacina atenda aos rigorosos padrões científicos de segurança e eficácia.