Notícias
CONSCIENTIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO
Anvisa promove webinar sobre gerenciamento do uso de antimicrobianos
No dia 18/11, entre 15h e 16h, a Anvisa irá promover um seminário virtual (webinar) com o tema “Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos: por onde começar?”. A atividade contará com uma palestra de Sylvia Hinrichsen, doutora em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O seminário virtual abrirá a comemoração da Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos, que ocorre entre os dias 18 e 24 de novembro. Neste ano, o slogan da campanha é “Antimicrobianos: use com cuidado”. No Brasil, o tema da mobilização é “Dissemine a conscientização, pare a resistência microbiana”.
A resistência microbiana aos antimicrobianos é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das 10 principais ameaças à saúde pública global. De acordo com a Anvisa, os antimicrobianos são a segunda classe de medicamentos mais utilizada em hospitais e responsável por 20% a 50% das despesas hospitalares com medicamentos, além de serem também prescritos em larga escala em ambulatórios.
Por isso, é importante que os serviços de saúde implementem programas de gerenciamento do uso desses produtos. Alguns dos elementos essenciais para a criação, implantação e execução desses programas nos hospitais são: ter apoio da alta direção; ter a definição de responsabilidades de todos os profissionais envolvidos; contar com atividades educativas sobre o assunto; e desenvolver ações para melhorar a prescrição de antimicrobianos, além de adotar medidas de monitoramento e de divulgação de resultados.
Para participar do encontro virtual, basta clicar no link abaixo, no dia e horário agendados. Não é preciso fazer cadastro prévio.
Webinar: dia 18/11, das 15h às 16h – “Programa de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos: por onde começar?”.
Semana Mundial
A iniciativa global é coordenada pela OMS, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). O objetivo é mobilizar formuladores de políticas, serviços e profissionais de saúde e o público em geral em torno do tema, promovendo o reconhecimento do problema e a conscientização sobre a resistência microbiana aos antimicrobianos. Todos os anos, a Anvisa apoia a iniciativa, integrando os esforços de mobilização e de divulgação de informações sobre o assunto.
Para marcar a semana, as instituições envolvidas na mobilização são convidadas a colorir de azul-claro edifícios ou marcos das cidades para chamar a atenção para a Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso dos Antimicrobianos.
Risco para a saúde pública
A resistência microbiana é caracterizada pela capacidade de microrganismos como bactérias, fungos, parasitas e outros agentes etiológicos resistirem à ação de medicamentos antimicrobianos. Esta classe de fármacos inclui antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários, usados para prevenir e tratar infecções em humanos, animais e plantas.
Trata-se de um grave problema de saúde pública, que cada vez mais chama a atenção das autoridades sanitárias pelo grande potencial de causar danos à saúde das pessoas e ameaçar a eficácia de tratamentos com antimicrobianos.
Os impactos decorrentes da resistência microbiana incluem risco de morte, invalidez, necessidade de cuidados mais intensivos e internações mais longas, bem como uso de antimicrobianos alternativos e mais caros, que podem ter efeitos colaterais mais graves, além de danos financeiros aos pacientes, ao Sistema Único de Saúde (SUS) e aos demais afetados.
Webinar
O webinar é um seminário virtual que tem como objetivo fortalecer as iniciativas de transparência da Anvisa, levando conteúdo e conhecimento atualizado ao público. A transmissão é via web e a interação com os usuários é feita em tempo real, por um chat realizado durante o evento. A gravação fica disponível para visualização, no mesmo link da transmissão, após o seu término.
Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial