Notícias
ALERTA
Narguilé não deve ser compartilhado
Usuários de narguilé ou de qualquer outro produto fumígeno, como cigarros, charutos, cachimbos e cigarrilhas, não devem compartilhar esses produtos. Essa é uma das orientações da Anvisa relacionadas a esses produtos, divulgadas nesta sexta-feira (20/3), para evitar a disseminação da Covid-19.
Além disso, as pessoas não devem se expor à fumaça produzida por qualquer tipo de produto fumígeno e devem suspender de imediato o uso desses produtos. Outra medida é denunciar à Vigilância Sanitária local o uso de produtos fumígenos em locais fechados.
Risco aumentado
O tabagismo, além de aumentar a incidência de doenças pulmonares e cardíacas e enfraquecer o sistema imunológico, entre diversas outras patologias, pode causar agravamento da Covid-19. As primeiras publicações relativas à epidemia na China demonstraram que o tabagismo é um fator de risco importante, pois aumentou em 14 vezes a chance de agravamento do novo coronavírus, em comparação com pacientes não fumantes.
Narguilé
O narguilé, produto fumígeno comumente utilizado simultaneamente por um grupo de pessoas, já apresenta evidências de propagação de diversas doenças, pois a mangueira e o bocal utilizados para fumar são passados de pessoa para pessoa. Portanto, diante de um vírus de alto contágio como o novo coronavírus, há de se prever que o uso do narguilé, bem como o compartilhamento de qualquer outro produto fumígeno, facilita a propagação e a contaminação de pessoas com essa doença.
No Brasil, de acordo com a Lei 9.294/96 , é proibido o uso de qualquer produto fumígeno, o que inclui o narguilé, em local coletivo fechado, público ou privado. Países que não tinham essa proibição, como o Irã, Kuwait, Paquistão, Qatar e Arábia Saudita, baniram o uso de narguilé em locais públicos como cafés, bares e restaurantes para evitar a transmissão da Covid-19.
Leia mais informações técnicas sobre o tema:
Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvis a_oficial , Facebook @AnvisaOficial , Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial