Notícias
Avanços
Data lembra luta contra Aids
Este domingo, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, marca 30 anos de enfrentamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A data foi proposta em 1988, durante a Cúpula Mundial dos ministros da Saúde sobre a Aids, que aconteceu em Londres, com representantes de 140 países.
Em três décadas descobriu-se muito sobre a Aids, sigla para seu nome em inglês ( Acquired Immune Deficiency Syndrome ), doença descoberta nos anos 1980, mas há um longo caminho a ser percorrido.
O papel da Anvisa, como agência reguladora, tem sido estratégico na avaliação de novas tecnologias desenvolvidas para a detecção precoce do vírus, para avaliar produtos voltados a melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com o HIV e para evitar novos casos de contaminação.
A Anvisa registrou em 2017 os dois primeiros autotestes para HIV que utilizam exclusivamente fluido oral, obtido na cavidade bucal perto da gengiva, para detectar o vírus que causa a Aids. Os dois produtos são de empresas brasileiras.
A Agência aprovou também o uso de um medicamento para a pré-exposição ao vírus, que possibilitará a redução do risco de infecção provocada pelo vírus HIV-1 em adultos de alto risco.
Medicamentos
A transmissão do vírus pode se dar por via sexual, por transfusão de sangue e da mãe para o bebê. Nem sempre uma mãe portadora do vírus o transmite para o bebê, mas o risco de transmissão do vírus durante a amamentação é alto.
A Anvisa também tem um papel importante na prevenção desse tipo de transmissão, da mãe para o recém-nascido pelo leite, com a regulamentação de fórmulas infantis, que garantem que os bebês recebam alimentação nutricionalmente adequada mesmo sem consumir leite materno.
Os medicamentos que compõem o coquetel oferecido pelo Sistema Único de Saúde aos pacientes que convivem com o HIV passaram pela avaliação da Anvisa e têm o registro da Agência.
Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial