Notícias
Gestão
Aprovada Política de Gestão de Riscos Corporativos
A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) aprovou, na Reunião Ordinária Interna do dia 16 de maio, a Política de Gestão de Riscos Corporativos da Anvisa. O projeto deve ser lançado em setembro deste ano.
A apresentação feita à Dicol pela Assessoria de Planejamento (Aplan) trouxe ou dados levantados na consulta interna realizada sobre o tema. A pesquisa revelou que 97% dos participantes concordam que a Agência precisa de uma Política de Gestão de Riscos. A concordância chega à 98% em relação aos princípios e diretrizes apresentadas, que preveem transparência, metodologia e integração ao planejamento estratégico.
Essas diretrizes têm por objetivo reduzir o risco corporativo, que pode ser descrito como a probabilidade de que ocorra um evento que impacte no cumprimento dos objetivos da instituição. E esses riscos podem ser diversos: de imagem, operacionais, financeiros, de tecnologia da informação e de integridade, por exemplo.
Já a Gestão de Risco Corporativo (GRC) é o processo contínuo destinado a identificar, analisar e tratar os riscos capazes de afetar os objetivos ou processos de trabalho nos níveis estratégico, tático e operacional. Segundo levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o nível de maturidade de Gestão de Riscos da Anvisa é de 10,53%, percentual considerado inicial em um contexto avaliativo.
Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter (@anvisa_oficial)!
Encontrou alguma informação errada ou desatualizada? Clique aqui