Notícias
Navios de Cruzeiro
Maioria de cruzeiros inspecionados obteve “Padrão A”
Na última temporada de navios de Cruzeiro 2015/2016, a maioria (85%) dos navios inspecionados obteve “Padrão A”, ou seja, as embarcações apresentaram excelentes condições sanitárias. Ao todo foram inspecionados 39 navios, 33 “Padrão A” e seis “Padrão B”. O resultado sinaliza a manutenção de baixos índices de risco sanitário nas últimas temporadas.
Apesar de a maioria das embarcações ter sido bem avaliada e não existirem navios de cruzeiro avaliados como Padrão C e D há duas temporadas, as principais irregularidades encontradas durante as inspeções estão relacionadas aos serviços de alimentação, falha no monitoramento dos padrões de águas recreacionais (como piscinas, hidromassagens), sistema de climatização, entre outros.
Esses dados foram divulgados durante o 6° Encontro Anual da Vigilância Sanitária em Navios de Cruzeiro. O evento foi realizado entre os dias 26 e 29 de setembro de 2016.
Veja abaixo os dados das últimas temporadas!
Quantitativo de navios de cruzeiro inspecionados nas temporadas de 2008 a 2016
Como é a atuação da Anvisa?
Todos os navios de Cruzeiro que circulam na costa brasileira passam por inspeções sanitárias da Anvisa durante a temporada. As fiscalizações utilizam um mesmo roteiro de inspeção para todas as embarcações. Vale destacar que todas as embarcações devem cumprir o disposto na legislação sanitária brasileira, como a Resolução – RDC n. 72, de 29/12/2009.
As inspeções sanitárias são realizadas de surpresa, quando os fiscais da Agência analisam todos os controles da embarcação referentes à segurança sanitária dos alimentos preparados e da água para consumo humano.
Outras áreas e serviços de importância sanitária como águas recreacionais, limpeza de cabines e ambientes, gerenciamento de lixo, sistema de tratamento de esgoto, controle de vetores e animais peçonhentos e salão de beleza também são inspecionados.
Guia Sanitário de Cruzeiros
A Anvisa disponibiliza para o setor o Guia Sanitário para Navios de Cruzeiro, que tem como objetivos:
- padronizar os procedimentos de controle sanitário em navios de cruzeiro;
- facilitar o monitoramento de casos suspeitos de doenças transmissíveis a bordo de navios de cruzeiro;
- estabelecer diretrizes para notificação de casos suspeitos de doenças transmissíveis a bordo de navios de cruzeiro;
- definir estratégias para resposta oportuna a eventos de saúde a bordo de navios de cruzeiros.