VigiMed - O que é e como cadastrar?
Publicado em
08/10/2020 12h32
Atualizado em
21/03/2024 12h15
O VigiMed é o sistema disponibilizado pela Anvisa para que cidadãos, profissionais de saúde, detentores de registro de medicamentos e patrocinadores de estudos possam reportar suspeitas de eventos adversos relacionados a medicamentos e vacinas.
O que pode ser considerado evento adverso?
Qualquer ocorrência médica indesejável devido ao uso de medicamentos ou vacinas, tais como:
- Reações adversas ou nocivas;
- Ausência ou redução do efeito esperado (inefetividade terapêutica);
- Erros de medicação (relacionados à prescrição, preparação, dispensação, distribuição, administração e monitoramento dos medicamentos) interceptados ou ocorridos;
- Uso abusivo;
- Uso com finalidade diferente do indicado na bula (off label);
- Intoxicação.
Atenção! Sendo um evento adverso de outro produto diferente de medicamento ou vacina ou uma queixa técnica, notificar usando o sistema Notivisa. Siga as orientações dispostas na página de Notificações.
Como acessar o VigiMed?
- VigiMed Cidadãos (sem cadastro): cidadãos podem notificar eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos e vacinas por meio do formulário eletrônico aberto do VigiMed que pode ser acessado sem cadastro. Acesse aqui.
- VigiMed Profissionais de Saúde (sem vínculo institucional ou de instituição sem cadastro) (sem cadastro): profissionais de saúde sem vínculo institucional ou de um estabelecimento sem cadastro no VigiMed podem notificar suspeitas de eventos adversos de medicamentos vacinas. Acesse aqui.
- VigiMed Serviços de Saúde (com cadastro): profissionais de serviço de saúde, como hospitais, clínicas e núcleos de segurança, devem notificar pelo sistema VigiMed após login e senha, acessando o sistema aqui. Para cadastro, o gestor deve enviar um e-mail para vigimed@anvisa.gov.br com as seguintes informações (acesse aqui exemplo de e-mail a ser enviado para cadastro):
- Nome da Instituição;
- CNES da Instituição (pode ser verificado em https://cnes.datasus.gov.br/);
- Lista de usuários com: 1) Nome 2) Cargo e 3) E-mail a ser cadastrado no VigiMed (veja aqui exemplo de solicitação de cadastro)
Inclusões, alterações ou exclusões deve ser solicitados também pelo e-mail vigimed@anvisa.gov.br Clínicas de Vacinação devem responder o formulário do Edital de Chamamento n° 2/2021.
- VigiMed Vigilâncias Sanitárias (com cadastro): vigilâncias sanitárias e parceiros podem acessar aqui o sistema VigiMed para monitoramento das notificações de eventos adversos de medicamentos e vacinas provenientes dos estabelecimentos do seu Estado. Para cadastro e atualizações, o gestor deve enviar um e-mail para vigimed@anvisa.gov.br com as seguintes informações (acesse aqui exemplo de e-mail a ser enviado para cadastro):
- Identificação do órgão ou instituição;
- Lista de usuários com: 1) Nome 2) Cargo e 3) E-mail a ser cadastrado no VigiMed (veja aqui exemplo de solicitação de cadastro)
- VigiMed Empresas Farmacêuticas (com cadastro): empresas detentoras de registro de medicamento devem notificar as suspeitas de eventos adversos de medicamentos seguindo a regulamentação vigente da Farmacovigilância e podem acessar o sistema aqui. Para cadastro e atualizações no VigiMed Empresas, a empresa deve responder ao formulário do Edital de Chamamento n° 13/2020. A concessão de acesso será informada em até 15 dias por e-mail. Após este prazo, caso não receber nenhum comunicado, entrar em contato pelo e-mail vigimed@anvisa.gov.br.
- VigiMed Ensaios Clínicos (com cadastro): patrocinadores de Ensaios Clínicos devem notificar pelo sistema VigiMed os eventos adversos graves em ensaios clínicos com medicamentos ou produtos biológicos. Clique aqui para ler as orientações.