Orientações sobre alisantes
Os alisantes são produtos cosméticos que modificam a estrutura química capilar para relaxar, alisar ou ondular os cabelos com duração do efeito após o enxague.
Todos os alisantes capilares, inclusive os importados, devem ser registrados. Alisantes sem registro estão irregulares e podem causar danos à córnea, queimaduras graves no couro cabeludo, quebra dos fios e queda dos cabelos.
A Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 409/2020, dispõe sobre os requisitos técnicos específicos para a regularização de produtos para alisar ou ondular cabelos. A Instrução Normativa IN nº 124/2022 apresenta uma lista de ativos permitidos em produtos cosméticos para alisar ou ondular os cabelos.
Saiba mais:
Verifique se o produto está registrado na Anvisa, acessando o link: https://consultas.anvisa.gov.br/#/cosmeticos/registrados/.
Para realizar a consulta, é preciso ter em mãos: o número do processo, número de registro ou nome do produto, além do CNPJ da empresa detentora do registro. Dica: o número do processo sempre inicia com “25351”.
O número do processo é obrigatório na rotulagem de produtos cosméticos. Já o número de registro não é obrigatório.
Cuidado: o número de processo também consta na rotulagem de produtos cosméticos notificados, assim muitas empresas notificam produtos alisantes de forma irregular apenas para aparentar que seu produto está regularizado na Anvisa, entretanto alisantes devem ser registrados e não notificados.
Todos os alisantes capilares, inclusive os importados, devem ser registrados. Alisantes sem registro ou notificados estão irregulares.
Produtos alisantes podem causar danos à córnea, queimaduras graves no couro cabeludo, quebra dos fios, queda dos cabelos, entre outros problemas.
3. Formol e glutaraldeído (glutaral) podem ser utilizados como alisantes?
Não. Tanto o formol quanto o glutaraldeído (devido à semelhança química com o formol) não podem ser utilizados como alisantes capilares. Eles têm uso permitido apenas como conservante (em concentrações muito baixas, inferiores a 1%) e, no caso do formol, como endurecedor de unhas (na concentração de até 5%). Qualquer outro uso acarreta sérios riscos à saúde da população.
Adicionar formol é infração sanitária (adulteração ou falsificação) e crime hediondo, de acordo com o art. 273 do Código Penal.
.4. Quais os males que o uso indevido de formol e glutaral pode acarretar?
O uso indevido de formol e glutaral pode causar diversos males à saúde como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência dos olhos e lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz.
Exposições constantes podem causar boca amarga, dor de barriga, enjoo, vômito, desmaio, feridas na boca, narina e olhos e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios), podendo até levar à morte.
Não existem alisantes capilares destinados ao público infantil. Os produtos para alisamento capilar são indicados, exclusivamente, para adultos. O uso de alisantes em crianças é proibido.
Antes da publicação da RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 409, DE 27 DE JULHO DE 2020, o rótulo de um produto alisante devia conter as seguintes frases:
- Este preparado somente deve ser usado para o fim a que se destina, sendo PERIGOSO para qualquer outro uso;
- Não aplicar se o couro cabeludo estiver irritado ou lesionado;
- Manter fora do alcance das crianças;
- Não usar em crianças;
- Para o uso em grávidas e lactantes, consultar um médico;
- Aplicar o produto a meio centímetro da raiz;
- Incluir o teste de mecha.
OBS. Produtos contendo derivados de ácido glioxílico (como, por exemplo, Glyoxyloyl Keratin Amino Acids e Glyoxyloyl Carbocysteine) em sua composição deveriam apresentar também a frase: "Aplicações repetidas podem causar queda ou alterar a coloração dos cabelos".
Com a publicação da RDC nº 409, de 2020, a rotulagem dos produtos para alisar ou ondular os cabelos deverá conter:
I- a frase "ATIVO(S):______" (nome do(s) ativo(s) utilizando a Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos - INCI) em negrito e em caixa alta.
II- as frases de advertência:
a) "Não aplicar se o couro cabeludo estiver irritado ou lesionado.";
b) "Manter fora do alcance das crianças.";
c) "Este preparado somente deve ser usado para o fim a que se destina, sendo PERIGOSO para qualquer outro uso.";
d) "Evitar o contato com os olhos, mucosa nasal, couro cabeludo e outras regiões da pele. Caso ocorra, lavar imediatamente com água em abundância e, se necessário, procurar um médico.";
e) "Não utilizar nos cílios e sobrancelhas.";
f) "Não aplicar caso tenha tido alguma reação alérgica a esse tipo de produto.";
g) "Realizar o teste de mecha antes do uso do produto.";
h) "Usar luvas adequadas."; e
i) as frases especificadas no campo "ADVERTÊNCIAS QUE DEVEM CONSTAR NO RÓTULO DO PRODUTO ACABADO" da "Lista de ativos permitidos em produtos cosméticos para alisar ou ondular os cabelos" presente no Anexo da Instrução Normativa nº 124, de 24 de março de 2022.
III - o seguinte quadro de advertências:
Procedimentos e métodos para alisamento capilar, como escovas inteligente, definitiva e de chocolate, não são regulamentados pela Anvisa. A Agência registra somente os produtos que serão utilizados. Entretanto, todos os salões de beleza devem ser licenciados pela vigilância sanitária local.
Atualmente, os ingredientes ativos alisantes permitidos pela Anvisa estão descritos na "Lista de ativos permitidos em produtos cosméticos para alisar ou ondular os cabelos" da Instrução Normativa Nº 124, de 2022, são eles: Ácido tioglicólico e seus sais, Ésteres do ácido tioglicólico, Hidróxido de sódio ou potássio, Hidróxido de Lítio, Hidróxido de Guanidina (formado pela combinação de hidróxido de cálcio e um sal de Guanidina), Sulfitos e bissulfitos inorgânicos e Pirogalol. Os ativos só podem ser utilizados nas concentrações e pH estabelecidos na IN.
A segurança de uso dos ativos "Cysteamine HCL", "Cysteine HCL", "Glyoxyloyl Hydrolyzed Wheat Protein/Sericin", a combinação de ativos "Glyoxyloyl Carbocysteine + Glyoxyloyl Keratin Aminoacids", "Glyoxylic Acid" e outros ativos presentes em produtos cosméticos destinados a alisar ou ondular os cabelos com registro vigente, mas ainda não previstos na "Lista de ativos permitidos em produtos cosméticos para alisar ou ondular os cabelos", está sendo reavaliada pela Anvisa com base nos critérios estabelecidos na RDC Nº 409, de 2020.