PMMA
O PMMA, ou polimetilmetacrilato, é um tipo de preenchedor usado em procedimentos médicos e precisa ter registro na Anvisa.
O produto é autorizado para tratamento reparador, nas seguintes situações:
- Correção volumétrica facial e corporal, que é uma forma de tratar alterações de volume provocadas por sequelas de doenças como a poliomielite (paralisia infantil).
- Correção de lipodistrofia, alteração no organismo que leva à concentração de gordura em algumas partes do corpo, provocada pelo uso de medicamentos antirretrovirais em pacientes com HIV/Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida).
A aplicação do PMMA deve ser feita por profissional médico ou odontólogo habilitado. O profissional é o responsável por determinar a quantidade necessária para cada paciente, de acordo com a correção a ser realizada e as orientações técnicas de uso do produto.
Destaque: O PMMA não é indicado em procedimentos com fins estéticos, por exemplo, para suavizar rugas e aumentar o volume de lábios ou glúteos.
Exija a etiqueta de rastreabilidade!
O paciente tem o direito de receber a etiqueta de rastreabilidade de produtos implantáveis, a exemplo de preenchedores à base de PMMA.
A etiqueta funciona como uma “carteira de identidade”, ou seja, é um documento oficial de identificação com os dados do produto e do fabricante: número de registro, lote, validade, entre outros.
Ter acesso a essas informações é importante, especialmente no caso de ocorrer algum problema (evento adverso) após o procedimento.
Dúvidas?
Fale com a Anvisa pelos canais de atendimento ao público.