Modelo de Governança de TIC da Anvisa
A governança de TIC vem se tornando imprescindível para as organizações, por recomendar práticas relacionadas, principalmente, a melhorias de processos, priorização de investimentos, tomada de decisão, gestão de riscos e transparência, visando garantir a continuidade dos serviços prestados.
A seguir, são destacados os principais instrumentos de implementação da governança digital na Anvisa.
Política de Governança Organizacional
A Portaria PT n.º 60, de 24 de janeiro de 2022, instituiu a Política de Governança Organizacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo um marco importante para o fortalecimento de mecanismos, instâncias e práticas de governança na Agência.
Entre as novidades implementadas pelo ato normativo está a criação do Comitê de Governança Digital (CGD), em substituição ao Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti).
A portaria consolidou a governança de tecnologia da informação, com estabelecimento de competências, diretrizes, rotinas e instrumentos de gestão estratégica, definindo papéis e responsabilidades, alinhada aos desafios e oportunidades do contexto de transformação digital.
Modelo de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (MGT)
O Modelo de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (MGT) da Anvisa tem como objetivo orientar as partes interessadas sobre os princípios, diretrizes e práticas a serem implementadas para aperfeiçoar esse processo na agência.
Clique aqui para acessar o MGT
Metodologia de Gestão de Portfólio de Projetos de TIC (MGPP)
O gerenciamento de portfólios de projetos aborda a gestão centralizada de um ou mais portfólios, que inclui identificação, priorização, autorização, monitoramento e controle de projetos, programas e outros trabalhos relacionados. Com isso, visa garantir que os projetos e programas sejam analisados, a fim de priorizar a alocação de recursos e que sejam consistentes e integrados às estratégias organizacionais.
Clique aqui para acessar a MGPP