Planejamento Estratégico 2016-2019
A Anvisa tem aprimorado continuamente seu processo de Planejamento Estratégico, em busca de resultados cada vez mais efetivos para a sociedade. O primeiro movimento de reposicionamento estratégico da Agência foi realizado em 2010 com um horizonte de dez anos (2010-2020). A partir daí foram estabelecidos objetivos, projetos e metas, bem como seu Mapa Estratégico e a Cadeia de Valor da Agência. Em 2015, a Agência revisitou sua estratégia e redefiniu o ciclo de planejamento para um horizonte de quatro anos (2016-2019) com o objetivo de aprimorar o alinhamento estratégico com o ciclo de planejamento do Governo Federal, propiciando maior convergência entre as ações de promoção e proteção da saúde no Plano Plurianual (PPA) e no Plano Nacional de Saúde (PNS).
Dessa forma, o Mapa Estratégico traduzia a missão e a visão da Anvisa, com nove objetivos divididos em objetivos de resultado e objetivos habilitadores. A Cadeia de Valor estava estruturada em três macroprocessos: pré-mercado, pós-mercado e governança. O portfólio de metas estratégicas era composto por 38 metas, que abrangiam as cinco diretorias e todos os nove objetivos do Mapa Estratégico. Já a Carteira de Projetos Estratégicos era composta por 13 projetos, sendo responsável por contribuir para o alcance dos objetivos propostos no Mapa Estratégico. Esses projetos serão gerenciados pelas áreas e acompanhados por toda a Agência, a fim de garantir o sucesso da estratégia.
Conheça o detalhamento do Planejamento estratégico da Anvisa no período de 2016-2019.