Notícias
WACC Regulatório para as concessões ferroviárias foi pauta da RP 1/2023 nesta sexta
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta sexta (2), a Reunião Participativa nº 1/2023, com o objetivo de colher subsídios acerca do aprimoramento da metodologia para estimativa e aplicação do WACC Regulatório (Custo Médio Ponderado de Capital Regulatório) para as concessões de ferrovias reguladas pela ANTT e atualização do cálculo.
Felipe Queiroz, diretor da ANTT, abriu a Reunião e falou da importância de se discutir sobre o setor ferroviário, tão importante para a logística nacional. “Nada melhor que ouvir o setor regulado, quem opera, as associações, os usuários, para que possamos, juntos, construir uma boa solução regulatória para esse desafio que o país tem. A ANTT reforça o compromisso com a transparência, com a participação social, com previsibilidade, endereçando a segurança jurídica do setor”, destacou o diretor.
Fernando Paes, da Associação Nacional das Transportadores Ferroviários, em nome de todas as associadas, manifestou suas contribuições para o assunto deste PPCS. Clique AQUI e veja o vídeo da Reunião Participativa nº 1/2023.
A atualização da Metodologia de Cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital Regulatório para as concessões de ferrovias reguladas pela ANTT está na Agenda Regulatória da Agência para o Biênio 2023-2024. Trata-se de um indicador que auxilia na percepção de riscos de cada projeto específico, impactando tanto na remuneração esperada pelo mercado quanto nos valores de outorgas a serem pagos ao poder concedente.
Manifestações por escrito estão abertas a todos os interessados. O período de contribuições para a Reunião Participativa nº 1/2023 vai até às 18 horas do dia 26 de junho de 2023. Acesse o link aqui pela área ParticipANTT.