Notícias
Procuradoria junto à ANTT promove capacitação para fomentar práticas mais modernas de negociação de impasses
Com o objetivo de absorver práticas mais modernas em termos de negociação, a Procuradoria Federal junto à ANTT (PF/ANTT) participou, nos dias 17 e 18 de maio, da capacitação denominada "Newgotiation", ou nova negociação, que visa à melhoria da capacidade de projetar diagnósticos de conflitos e promover soluções para os impasses entre a ANTT, setor regulado órgãos de controle, usuários e demais participantes do quadro regulatório, para aumentar a produtividade e probabilidade de fechar acordos otimizados, tais como TACs, arbitragens e dispute boards.
Presente nos dois dias da capacitação, o procurador-geral da ANTT Milton Cavalho Gomes conta que a capacitação vem para colocar em prática um projeto de reconstrução do papel da Procuradoria Federal junto à ANTT “Acreditamos que o conhecimento jurídico é fundamental, mas que é necessário agregar novas habilidades à nossa formação tradicional, o que perpassa pelo domínio das técnicas de negociação que nos permitam construir soluções criativas, eficientes e cooperativas, assumindo a Procuradoria a função de consolidar um modelo de administração pública consensual na Agência”, complementa Milton.
O treinamento contou com a participação de 27 pessoas, entre servidores da Procuradoria Federal da ANTT, Tribunal de Contas da União (TCU) e a Procuradoria-Geral Federal (PGF). Os temas abordados durante o curso de atualização profissional foram:
• Gerenciamento de risco de informação;
• Facilitação na tomada de decisões coletivas;
• Diplomacia organizacional e governança colaborativa;
• Harmonização e sincronização de departamentos (Jurídico, Financeiro, Operações e Estratégia);
• Identificação de resistências;
• Administração de conflitos;
• Capacidade de entendimento de mercados;
• Construção e fechamento de negociações difíceis e complexas;
• Coordenação da dinâmica de grupo e de tomada de decisão multidisciplinar.
O treinamento foi ministrado pelo professor pós-doutorado pelo Programa de Negociação de Harvard Yann Duzert, que explica: “O curso tem a missão de ajudar os servidores da ANTT no aumento da probabilidade de fechar acordos com qualidade, redução de custos e ganhos mútuos. A nova forma de negociação incorpora ferramentas da neurociência e a biologia do comportamento, que trazem o entendimento de como manejar os interesses e opções. E, por fim, ter um modo de negociar visando à otimização, qualidade e racionalidade dos acordos gerados nos trabalhos da ANTT”.
Ao final, procuradores federais poderão se tornar participantes ativos e eficientes no Programa de Negociação da ANTT com o objetivo de tornar a ANTT uma organização negociadora.