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Obras do lote 1F da FIOL I terão início nesta segunda-feira (3/7)
Ocorre hoje o evento oficial que marca o início das obras no lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL I), no município de Ilhéus-BA. A ferrovia se divide em cinco lotes: 1F, 2F, 2FA, 3F e 4F. Os lotes 2FA e 3F já estão concluídos, enquanto os demais lotes possuem previsão de conclusão para 2026. Evento será transmitido pelo canal da BAMIN no YouTube.
Participaram do evento, juntamente com o presidente, Luis Inácio Lula da Silva, e o ministro dos transportes, Renan Filho, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, e o diretor Luciano Lourenço, além de outras autoridades públicas e representantes da Bahia Mineração S.A. (BAMIN), empresa responsável pela subconcessão.
O Trecho 1F da FIOL 1 terá 127 quilômetros de extensão, passando pelos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras do trecho receberão R$ 1.5 bilhão em investimentos da Bahia Ferrovias S.A. (BAFER), subconcessão da BAMIN, e serão executadas pelo Consórcio TCR-10, formado pela empresa brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10.
Vitale afirmou que “A FIOL é uma importante obra que vai transformar a economia da Bahia. Os investimentos realizados principalmente ao longo dos primeiros 5 anos da subconcessão trarão eficiência logística integrando os municípios e gerando mais de 80 mil empregos, diretos e indiretos.” O diretor-geral completou: “Para nós, da ANTT, já foi motivo de orgulho a realização de um leilão bem-sucedido, e será motivo de orgulho ainda maior ver as obras em execução”.
O projeto completo da FIOL 1 ligará as cidades baianas de Caetité e Ilhéus – onde está localizado o Porto Sul -, e terá um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios.
O evento será transmitido em português e também em inglês.
Histórico – A BAMIN foi vencedora do leilão da Fiol, realizado em 8/4/2021, se tornando responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho de 537 km, em uma subconcessão que vai durar 35 anos, totalizando R$ 5,41 bilhões de investimentos (Capex) e R$ 13,37 bilhões de custos operacionais (Opex). O segmento vai abranger o trecho ferroviário entre os municípios de Ilhéus-BA e Caetité-BA.
A ferrovia – O corredor logístico visa permitir o escoamento para o mercado externo do minério de ferro do sul da Bahia, por meio do futuro Porto de Ilhéus, além de possibilitar o transporte ferroviário de grãos do oeste baiano ao porto, em direito de passagem.
A expectativa é de que a Fiol 1 comece a operar entre 2026 e 2027, transportando milhões de toneladas de carga, entre grãos e, principalmente, o minério de ferro produzido na região de Caetité. Outras cargas incluem: alimentos processados, cimento, combustíveis, soja em grão, farelo de soja, manufaturados, petroquímicos e outros minerais.
A subconcessão da Fiol 1 vai permitir a criação de mais de 80.000 empregos diretos, indiretos e efeito-renda ao longo da concessão.
Projetos futuros – A ANTT e o Governo Federal também trabalham nos projetos para concessão dos outros dois trechos: a Fiol 2, entre Caetité (BA) e Barreiras (BA), com obras em andamento, e a Fiol 3, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO). Um corredor de escoamento que terá um total de 1.527 km de trilhos, ligando o porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis (TO), ponto em que a Fiol se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do país.