Notícias
Equipe da ANTT sobrevoa obras de construção da Transnordestina
Nesta sexta-feira (17/3), uma comitiva da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobrevoou o trecho das obras da Ferrovia Transnordestina (TLSA), entre Ceará e Pernambuco. O projeto pretende transformar a região em polo exportador de grãos e minério de ferro e conectar, através dos trilhos, o sertão e o mar.
A visita foi acompanhada pelo diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, pelo diretor Luciano Lourenço, pelo superintendente de Transporte Ferroviário (Sufer), Ismael Trinks, e por representantes da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes (MTrans), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para garantir a retomada dos investimentos, o andamento das obras e o alcance do interesse público pela ferrovia Transnordestina Logística S.A – TLSA (PI, CE, PE), foi celebrado Termo Aditivo, que estabeleceu que a concessionária deve concluir os seguintes segmentos: Salgueiro (PE) – Missão Velha (CE), já concluído; Trindade (PE) – Salgueiro (PE), já concluído; Eliseu Martins (PI) – Trindade (PE), com avanço de 77%; e Missão Velha (CE) – Pecém (CE), com cerca de 24% concluído. As obras caracterizam um importante desenvolvimento para o Nordeste.
A ANTT assinou, no dia 23 de dezembro de 2022, o 1º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão com a Transnordestina. A decisão, referendada pelo Tribunal de Contas de União (TCU), pactuou um novo cronograma de obras para a ferrovia, com conclusão total até 2029. O trecho entre Salgueiro e Porto de Suape será devolvido à União após o levantamento dos ativos edificados e de eventuais passivos. Porém, independentemente do processo de devolução, novos estudos serão realizados para definir a melhor destinação para o trecho.