Notícias
ANTT tem agenda cheia e produtiva nesta quinta (20/4), na Suécia
Nesta quinta-feira (20/4), a equipe da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) visitou a Safer, organização sueca que atua em pesquisas e estudos de segurança viária. A empresa, que tem sua sede na cidade de Gotemburgo (Suécia), foi criada em 2006 e atualmente conta com 5.735 parceiros diretos e indiretos, governamentais e privados, espalhados por todo mundo.
A Safer tem como premissa salvar vidas, para isso promove soluções de segurança e mobilidade para toda a sociedade. As soluções de segurança já são utilizadas em mais de 27 países. Em 2021, apenas na Suécia, os resultados alcançados pela Safer já salvaram cerda de 35 mil vidas e evitaram mais de 300 mil acidentes graves. São mais de 400 projetos de segurança de veículos e tráfego concluídos, desde o início da empresa, que conta atualmente com, aproximadamente, 550 pesquisadores ativos.
As pesquisas da organização envolvem toda infraestrutura de transporte, como veículos motorizados e não motorizados, equipamentos e dispositivos de segurança, infraestrutura viária. São estudados sistemas de prevenção de acidentes, condução autônoma, comportamento dos usuários nas estradas, proteção do corpo humano, avaliação pós-colisão e desempenho de segurança.
Na Safer, todos os acidentes e suas causas são avaliadas em detalhes, por meio de simulações repetidas que mapeiam as causas e consequências, com intuito de estruturar soluções que previnam acidentes e mitigue riscos de gravidade e fatalidade quando acontecem. Todos os estudos contam com simulações físicas e virtuais, com utilização de inteligência artificial. Dessa forma, há um entendimento detalhado das causas e consequências dos acidentes ocorridos. Todos os projetos da empresa são conectados por meio de eventos e seminários nos diversos países, para análise conjunta dos resultados e convergência das soluções criadas.
Segundo Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, o conhecimento adquirido nesta missão será de suma importância para o projeto de criação de um Centro de Pesquisa e Estudos de Transportes da ANTT, que vai utilizar os dados produzidos no Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO), como subsídio para criar soluções de prevenção de acidentes nas rodovias, ferrovias, transporte de cargas e passageiros.
Fechando a manhã, o gerente de Transportes Inteligentes, Martin Jonsson, abordou as soluções utilizadas pela indústria automobilística e de mobilidade quanto à responsabilidade social e ambiental: veículos e vias que são sustentáveis e contribuem para a automação da experiência de viagem e redução significativa dos índices de acidentes.
À tarde, a equipe técnica da ANTT esteve no Instituto Nacional Sueco de Pesquisa Rodoviária e de Transporte (VTI), responsável por desenvolver equipamentos técnicos e áreas para simulação e testes das experiências dos usuários em vários tipos de transporte (barcos, rodovias, ferrovias) e veículos (ônibus, carro, caminhões, motos e bicicletas). Nesses laboratórios, é possível entender as causas dos acidentes e desenvolver soluções que mitiguem os riscos de ocorrências graves e fatalidades no trânsito.
A última visita desta quinta-feira foi na Business Region Gotemburg (BRG). Trata-se da empresa sueca que criou uma zona da cidade (Green Zone), onde são testadas e desenvolvidas soluções inovadoras para o transporte do futuro. Novas tecnologias em veículos e infraestrutura são implementadas em uma área experimental, conta com a colaboração em massa das populações que vivem nestas regiões. A Zona Verde de Gotemburgo conta com diversos meios de transporte disponíveis, todos conectados e sustentáveis socialmente e ambientalmente. A equipe da ANTT foi recebida pelo diretor da empresa, Jonas Eriksson.
As soluções experimentadas na Zona Verde de Gotemburgo trazem bons resultados para a população, para o governo e para o meio ambiente, e, com isso, começam a fazer parte das políticas públicas de transporte de todo o país.
“Nossa agenda na Suécia permitiu nos reunir com instituições públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa, que tivessem o foco em gerir a segurança viária. As soluções e estratégias servirão como base para a campanha que lançaremos no Brasil, sobre o Maio Amarelo, em que teremos a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido durante a viagem”, conta Vitale.