Notícias
ANTT se reúne com o grupo de investimentos Vinci Partners
Nesta sexta-feira, a ANTT se reuniu com o grupo de gestão patrimonial e investimentos Vinci Partners, na sede da empresa, no Rio de Janeiro/RJ.
O diretor geral Rafael Vitale, o diretor Luciano Lourenço e o Superintendente de concessões Renan Brandão apresentaram o portfólio de projetos da ANTT que estão por vir. Pela Vinci Partners, Gustavo Valente e Rodrigo Rocha participaram do encontro. Os principais pontos de discussão foram as oportunidades dos trechos rodoviários que estão em processo de relicitação, como a Via 040 (BR-040) e a MS Via (BR-163).
Os representantes da Vinci Partners destacaram a importância de o governo também buscar estruturar projetos menores, com volumes de investimentos mais moderados e menor tempo de concessão. Segundo Rodrigo, esses projetos permitiriam um maior número de interessados nos leilões de ativos do governo. “Seriam projetos interessantes para apresentar para nossos parceiros de investimento, atrair mais gente pros negócios e facilitar o financiamento dos projetos”.
Uma das concessões de interesse para o grupo são as rodovias Paranaenses. O grupo está estudando os lotes que serão licitados para viabilizar os investimentos e a participação da empresa no leilão.
Nas ferrovias, as autorizações ficaram como destaque. O diretor geral Rafael Vitale detalhou a metodologia que será utilizada pela ANTT na regulamentação desse instrumento. Segundo Vitale, a regulamentação será feita por etapas, para permitir que as solicitações já feitas possam ser analisadas pela Agência. Os representantes da Vinci destacaram as oportunidades de investimento que surgirão com a grande demanda de empresas interessadas na operação ferroviária privada.
O superintendente de concessões apresentou as novidades sobre o WACC Regulatório (Regulatory Weighted Average Cost of Capital) que serão submetidas audiência pública pela ANTT. “Vamos trazer novidades na metodologia do WACC para garantir ainda mais atratividade e modernidade aos contratos de concessão” enfatizou Renan. A audiência pública deve ser aberta ainda este mês.
A Vinci já investiu mais de 3 bilhões de reais em infraestrutura nos últimos 15 anos. O grupo pretende ampliar o portfólio na área de infraestrutura e se prepara para participar dos próximos certames de ativos em 2022.