Notícias
ANTT recebe comitiva de Angola para troca de experiências
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu, nesta quinta-feira (6/4), visita de comitiva angolana composta por representantes da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres da Angola (ANTT- Angola) para dar continuidade ao trabalho de troca de experiências entre as entidades que cuidam do tema transportes terrestres nos dois países.
Na reunião, o diretor-geral da ANTT (Brasil), Rafael Vitale, apresentou as funções exercidas pela Agência no país, como regulação e fiscalização de rodovias e ferrovias e do transporte interestadual e internacional de cargas e passageiros. Também foi explicada brevemente a relação entre a Agência e outros órgãos, como o Ministério dos Transportes e a Infra S.A..
Em Angola, as atribuições dos órgãos são distribuídas de maneira ligeiramente diferentes. Criada em 2020, a ARCCLA controla operações de transporte por via terrestre, marítima e aérea, bem como dinamiza a logística nacional. Já a ANTT de lá, criada em 2021, é responsável pelo licenciamento e pela autorização de atuação e certificação das atividades de transportes terrestres de cargas e passageiros.
Rafael Vitale comentou sobre a reunião: “Vai ser muito importante avançar nesse diálogo para aprofundarmos o entendimento de como nós funcionamos e como vocês funcionam”, referindo-se à ARCCLA e à ANTT Angola. “Temos como avançar juntos, trocando experiências a partir da realidade de cada um”, completou o diretor-geral.
Pela ANTT do Brasil, participaram: o diretor-geral, Rafael Vitale; o chefe de gabinete, Anderson Lessa; o chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Daniel de Castro; o chefe da Assessoria Especial de Relações Parlamentares e Institucionais, Mauricio Uzeda; o coordenador-geral de Relações Institucionais, Higor Guerra; e o chefe da Assessoria Especial de Comunicação, Luis Alberto Agra.
Pela delegação de Angola, participaram: o presidente do Conselho de Administração da ARCCLA, Catarino Fontes Pereira; a administradora para a Área Jurídica e de Regulação da ANTT (Angola), Sandra Ramos; o diretor do Gabinete de Estratégia, Inovação e Planejamento da ARCCLA, Avelino Chimbulo; o assessor do Conselho de Administração da ARCCLA, Ludgero Lemos; a chefe do Departamento de Intercâmbio do Ministérios dos Transportes (Angola), Maria Manuel; e a primeira secretária da Embaixada de Angola na República Federativa do Brasil, Joana Cristiano.