Notícias
ANTT participa de transmissão de cargo no Ministério da Infraestrutura
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou, nesta quinta-feira (31/3), da transmissão de cargo do ministro Tarcísio de Freitas para Marcelo Sampaio, seu sucessor, no Ministério da Infraestrutura (Minfra). O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, representou a Agência na cerimônia, que ocorreu em Brasília (DF).
Em seu discurso, o ministro de Estado emérito Tarcísio de Freitas afirmou que pautou sua gestão em quatro pilares: transferência maciça de ativos para a iniciativa privada; conclusão de obras inacabadas; solução de problemas anteriores em contratos de concessão; e fortalecimento de instituições.
Tarcísio lembrou dos 84 leilões – de rodovias, ferrovias, aeroportos e portos – realizados desde 2019 e anunciou que muitos projetos ainda estão previstos para este ano, sob o novo comando. O ministro emérito destacou a concessão das Rodovias Integradas do Paraná e da Rio-Valadares, cujos leilões estão sendo conduzidos pela ANTT em 2022.
De acordo com Rafael Vitale, “A ANTT reconhece todo o legado que a gestão do ministro Tarcísio deixa para o país. Foram conquistas ímpares, construídas com muito suor e muita dedicação, que permitiram um marco no setor de infraestrutura no Brasil”. Segundo o diretor-geral, a gestão foi marcada pelo fortalecimento da ANTT como uma agência técnica, forte, atuante e sólida, cujo trabalho em conjunto com o Minfra promoveu o desenvolvimento logístico e a integração dos modos de transportes no Brasil.
Em relação ao seu sucessor, Marcelo Sampaio, Tarcísio ressaltou que é o ministro mais jovem que o Ministério da Infraestrutura já teve, mas que está absolutamente pronto para a missão. “Ele vai escrever seu nome no ministério, porque tem talento, técnica e competência”, declarou.
Para o novo ministro, Marcelo Sampaio, “O nosso desafio é o nosso legado”. Ele reiterou que seguirá avançando no trabalho já executado nos últimos três anos e três meses. “Assumo o compromisso público de honrar os 210 milhões de brasileiros e com uma carteira de projetos enorme para entregar. Vou trabalhar duro e dar sempre o meu melhor”, afirmou.
O diretor-geral da ANTT acrescentou que a continuidade do trabalho com Marcelo Sampaio vai garantir que o país produza ainda mais resultados para a sociedade, com o mesmo compromisso e abnegação. O diretor-geral reforçou que a ANTT também continuará a contribuir avidamente para implementar as políticas públicas estabelecidas pelo Ministério da Infraestrutura, em benefício da infraestrutura brasileira, bem como do transporte de cargas e de passageiros.