Notícias
ANTT participa de segundo dia em missão internacional na Suécia
Equipe está em contagem regressiva para o Maio Amarelo, mês dedicado à segurança viária. O objetivo da visita técnica à Suécia é aprender as melhores práticas sobre o tema para que sejam aplicadas no Brasil.
No segundo dia da missão na Suécia, nesta terça-feira (18/4), a equipe da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) voltou à agência de transportes da Suécia, Trafikverket, para aprofundar os conhecimentos sobre o programa de segurança viária Vision Zero (Visão Zero). O programa tem como princípio planejar as rodovias para que os usuários tenham uma experiência de viagem mais segura possível; nenhuma morte prematura é aceitável, entendendo que a vida humana é principal prioridade
A agência sueca é idealizadora do programa, considerado um dos mais eficientes do mundo. A ANTT foi recebida pelos especialistas em projetos e operação de segurança rodoviária Kenneth Svensson, Eva Lundberg e Joakim Elfving.
As pistas, sinalização, dispositivos e equipamentos disponíveis são projetados para assegurar uma direção induzida do motorista durante todo trajeto. Além disso, toda operação da rodovia é monitorada para avaliar o comportamento dos usuários durante o trajeto. A responsabilidade de evitar acidentes é compartilhada, já que cabe às autoridades públicas avaliar as estatísticas do que acontece na via e minimizar os riscos, realizando ajustes constantes no projeto com objetivo de moldar a forma de condução dos usuários e reduzir as chances de erros humanos.
Com o programa Visão Zero, a Suécia chegou ao posto de país com as rodovias mais seguras do mundo. Devido às suas estatísticas sobre mobilidade, a Suécia tem sido frequentemente chamada de “paraíso da segurança rodoviária”.
Na parte da tarde (horário da Suécia), o gerente em Design de Rodovias e Segurança Viária, Mats Petterson, apresentou todo o sistema e dispositivos utilizados nas rodovias suecas para evitar fatalidades e acidentes nas estradas. Toda a extensão da via é desenhada para mitigar os riscos de acidentes e controlar as fatalidades quando acontece. Salvar vidas é objetivo primário, já que acidentes ocorrem, mesmo com todos os elementos de segurança presentes nas vias. São diversos dispositivos de segurança utilizados na Suécia, como barreiras flexíveis e rígidas, câmeras de controle de velocidade, sinalizações, sonorizadores de alerta, separação de faixas, entre outros.
Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o Brasil tem aprendido muito com as experiências exitosas da Suécia e os programas, tecnologias e dispositivos suecos podem ser aplicados aqui. “O primeiro passo é analisar a metodologia e ações adotadas pela Suécia, e iniciar as ações que podem entrar em teste no Sandbox Regulatório, para aplicação no nosso país”, explica.