Notícias
ANTT participa de missão na República Tcheca e Holanda
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou, de 23 a 1º/4, de benchmarking internacional promovido pelo Ministério da Infraestrutura, com visitas técnicas em Praga (República Tcheca) e em Amsterdam, Roterdã e Haia (Holanda), a fim de conhecer boas práticas dos transportes terrestres das regiões e participar de wokshops em instituições públicas e privadas referências na Europa. Além disso, o objetivo dos encontros foi trocar conhecimento técnico para implementar na infraestrutura terrestre, bem como nos transportes de cargas e passageiros do Brasil. A ANTT foi representada pelos diretores Guilherme Theo Sampaio e Davi Barreto.
Na primeira parte da missão (23 a 27/3), na República Tcheca, a pesquisa comparativa (benchmarking) incluiu rodada de debates com o Centro de Pesquisas em Transportes (CDV/TRC), o Ministério dos Transportes (MD CR), a Direção de Estradas e Autoestradas (RSD), o Instituto de Metrologia Tcheca (CMI), a Universidade Técnica Tcheca em Praga (CVUT), a empresa CAMEA (grupo que possui tecnologia em pesagens em movimento do transporte de cargas), visita a Embaixada Brasileira, entre outros. A Diretoria também visitou o Terminal Rodoviário de Praga, a fim de conhecer as operações da empresa Flixbus.
No segundo momento (28 a 1º/4), na Holanda, a comitiva realizou visita técnica ao Instituto Metrológico dos Países Baixos (NMI+), em Roterdam; reuniu-se com a Embaixada Brasileira em Haia; e também participou do Intertraffic, evento com expositores de tecnologia em mobilidade, tráfego e infraestrutura.
“A experiência foi muito enriquecedora, com muita bagagem de conhecimento regulatório, tecnológico e prático que iremos agregar aos modos de transporte do Brasil, visando as melhores entregas aos usuários.”, declarou o diretor Guilherme Theo Sampaio.
Além de representantes da ANTT e do Ministério da Infraestrutura, a comitiva foi composta por representantes das concessionárias rodoviárias e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina/LABTRANS.