Notícias
ANTT participa de Comitê de Integração Fronteiriça Brasil – Argentina
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em continuidade à rodada de reuniões dos Comitês de Integração Fronteiriça Brasil – Argentina, participou da XII reunião do Comitê Dionísio Cerqueira/Barracão - Bernardo de Irigoyen, nesta quinta-feira (1/12), na cidade de Dionísio Cerqueira/SC. A Agência foi representada pela Assessoria de Relações Internacionais (ASINT).
Quatro comissões foram instaladas para o encontro. Entre elas, a Comissão de Infraestrutura e Facilitação Fronteiriça, da qual a ANTT participou, juntamente com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Polícia Federal (PF) e da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), além do setor privado brasileiro.
Foram discutidos na pauta assuntos relativos ao funcionamento da Área de Controle Integrado - ACI de turismo e cargas; a controle aduaneiro; ao seguro Mercosul; e a segurança e infraestrutura rodoviária.
A Multilog, concessionária da Receita Federal, promoveu apresentação sobre o novo complexo aduaneiro, que está em construção e ficará localizado a cerca de sete quilômetros da fronteira internacional. No intervalo de almoço, a equipe da ASINT/ANTT realizou visita às obras.
Igualmente conduzida pela República Argentina, a XII Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça Dionísio Cerqueira/Barracão - Bernardo de Irigoyen foi coordenada, no lado brasileiro, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), ao qual serão direcionadas as demandas geradas na oportunidade.
Para o início de 2023, são esperadas novas reuniões de Comitês de Integração Fronteiriça Brasil - Argentina, contemplando as demais fronteiras terrestres habilitadas entre ambos os países: Uruguaiana (BR) - Paso de los Libres (AR) e São Borja (BR) - Santo Tomé (AR).