Notícias
TRANSPORTES FERROVIÁRIO
ANTT marca presença na VIII edição do Brasil nos Trilhos
Foto: Jeff D'Avila/AESCOM ANTT
Um dos mais importantes eventos do setor de ferrovias do país, a VIII edição do Brasil Nos Trilhos contou com a participação e o apoio institucional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nessa terça-feira (27/8). Promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o evento teve o tema “Sustentabilidade em Movimento” e reuniu especialistas, operadores ferroviários, órgãos de governo e acadêmicos para uma série de debates acerca do setor, com o objetivo de discutir como os investimentos na expansão do setor ferroviário podem impulsionar o desenvolvimento sustentável do Brasil. O evento ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Participaram da abertura do evento o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale; o diretor-presidente da ANTF, Davi Barreto; o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro; e a secretária-executiva adjunta do Ministério de Portos e Aeroportos, Gabriela Costa. Na ocasião, Rafael Vitale comentou sobre a importância do evento: “A retomada de diálogo acerca do setor ferroviário em eventos como esse é fundamental. Os números traduzem a sustentabilidade das ferrovias. Números de investimento, de carga transportada, de diminuição nos gases de efeito estufa etc. É esse diálogo que vai proporcionar a evolução do setor”. Foi apontado na abertura, por exemplo, que o transporte ferroviário emite até 85% menos gases do efeito estufa em comparação ao rodoviário.
Também na abertura, Davi Barreto afirmou que as mudanças climáticas exigem ação “urgente e transformadora”. “Temos a firme convicção que o crescimento do transporte sobre trilhos é parte indissociável dessa evolução, rumo a um futuro mais sustentável” comentou. Os participantes apontaram ainda a importância da multimodalidade e a relação de interdependência entre ferrovias e portos.
Na parte da tarde, o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio fez o papel de moderador no terceiro painel, com o tema “Inovação e novas tecnologias nas ferrovias voltadas à sustentabilidade”. No painel, os participantes debateram sobre tecnologias para integração logística multimodal; material rodante energeticamente mais eficiente, como tecnologias de redução de arrasto dos vagões, permitindo aumentar o número de vagões, diminuindo o consumo de combustíveis e, consequentemente, reduzindo a emissão de poluentes; desenvolvimento de locomotivas elétricas e híbridas; soluções digitais para o sistema de sinalização de ferrovias; tecnologias para o aumento da vida útil dos vagões, entre outros tópicos. Sampaio ressaltou a importância da pluralidade nas discussões sobre o tema.
“O debate entre público e privado de forma colaborativa tem promovido avanços significativos em todas as frentes: políticas públicas, regulação, operação. No âmbito da ANTT, temos o objetivo de fomentar essa inovação em todos os eixos” afirmou o diretor. Sampaio também observou a presença de três diretores-gerais da ANTT no evento: Bernardo Figueiredo, Jorge Bastos e Rafael Vitale, e parabenizou a atuação dos três frente à Agência.
O painel de encerramento do evento teve como tema “O papel da regulação nos incentivos da sustentabilidade do transporte” e contou novamente com a participação de Rafael Vitale. Sobre o assunto, o diretor-geral apontou: “tudo o que pensamos na ANTT para o setor precisa ser muito amplo, atender expectativas do governo, dos usuários e dos investidores. Vai ao encontro do que foi idealizado nessa grande retomada do setor de ferrovias”. Vitale falou ainda sobre o papel institucional da Agência: “Somos reguladores, não criadores de políticas públicas, mas podemos obter informações em tempo real para subsidiar o ministério na elaboração dessas políticas. Isso é importante para termos o espaço de debate e garantirmos a previsibilidade e a estabilidade que todos querem, para que o produtor possa fazer seus investimentos com segurança, considerando a solução ferroviária para sua logística”. ”A questão regulatória diz respeito diretamente ao desenvolvimento do país, proporcionando competitividade a nível global” completou.
O atual diretor-presidente da Infra SA e ex-diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, parabenizou a atuação de Rafael Vitale e dos demais integrantes da diretoria à frente da Agência. “Vitale deu outra visão para a ANTT, que hoje tem uma direção fantástica” apontou. O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, endossou o elogio, afirmando que ANTT é hoje “a melhor agência reguladora do país”.
A VIII edição do Brasil nos Trilhos contou com a participação de representantes de diversas concessionárias ferroviárias e promoveu debates sobre o transporte ferroviário como solução climática para o Brasil e o mundo, financiamento verde para as ferrovias, além dos temas de inovação, tecnologias e o papel da regulação mencionados. O evento contou também com estandes de apresentação de soluções para o sistema ferroviário e para o transporte de cargas e passageiros.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres parabeniza à ANTF pela organização do evento e se coloca à disposição da Associação para a evolução dos debates acerca dos temas trabalhados e quaisquer outros pontos de interesse relativos ao transporte ferroviário no Brasil. A Agência também se encontra de portas abertas a todos os interessados no setor a fim de contribuir para o desenvolvimento dos transportes terrestres e da sustentabilidade.
Para conferir a programação completa do VIII Brasil nos Trilhos, clique aqui.
Para mais informações sobre a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, acesse o site oficial da ANTF.
Assessoria Especial de Comunicação - AESCOM ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias