Notícias
ANTT inicia as atividades da visita técnica do PETI na Bélgica
A comitiva do PETI (Programa de Experiência Técnica Internacional) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desembarcou em Bruxelas, na Bélgica nesta semana. Os 15 participantes foram recepcionados por João Mendes Pereira, embaixador do Brasil naquele país, nesta segunda (5/6).
O embaixador apresentou um panorama da atuação da embaixada do Brasil na Bélgica em temas de interesse estratégico para o país. Destacou, ainda, a importância histórica e atual da Bélgica para a logística europeia e comércio mundial. Nesse sentido, frisou a importância do PETI Bélgica para a troca de experiências e o contato com boas práticas em infraestrutura e regulação de transportes terrestres, em especial, no transporte ferroviário.
Ainda na segunda-feira, a comitiva se encontrou com o chefe da Unidade de Segurança Ferroviária do Departamento de Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia (DG Move), Kristian Schmidt. Os principais temas abordados no encontro foram: interoperabilidade, financiamento público e privado, base industrial do setor, regulação setorial, segurança ferroviária e prevenção de acidentes.
O diretor da DG Move destacou os principais desafios europeus relacionados à interoperabilidade ferroviária, bem como à construção de um arcabouço regulatório regional. Nesse sentido, sublinhou o esforço das instituições europeias em desenhar políticas públicas que fomentem a convergência regulatória entre os países da União Europeia, tornando assim o sistema ferroviário europeu mais eficiente.
Ao final do dia, o grupo foi recepcionado pelo diretor de inovação da GESTE Engineering Group, Aryldo Russo, que apresentou o panorama regulatório europeu e destacou os desafios do processo de construção de uma arquitetura normativa integrada. Ainda foram abordados os temas: regulação ferroviária europeia, sistemas de engenharia, sinalização, automação, segurança, certificação, infraestrutura e políticas públicas setoriais.
O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, que também faz parte da comitiva, destacou o caráter inovador do PETI e sua importância para a qualificação dos participantes. Ainda mencionou que o programa visa a promoção de experiência técnica multidimensional aos integrantes da comitiva, explorando variados temas ligados à regulação, fiscalização e infraestrutura de transportes terrestres, com o PETI Bélgica, que traz o conceito de interoperabilidade ferroviária.
PETI - O programa foi criado para suprir a necessidade de se estabelecer soluções de capacitação internacional que subsidiem o desenvolvimento de ações e projetos previstos no Plano Estratégico 2022-2025. Os eventos internacionais para capacitação consistirão em intercâmbio funcional (“traineeship”), visitas técnicas e realização de cursos de curta duração, todos no exterior, na modalidade presencial.