Notícias
RECONHECIMENTO
ANTT está entre os melhores no ranking que mede Índice de Governança e Gestão das Entidades do Setor Público 2024
Foto: Divulgação / AESCOM ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de alcançar um novo patamar em sua história. No levantamento mais recente do Tribunal de Contas da União (TCU), no Índice de Governança e Gestão das Entidades do Setor Público (iESGo) 2024, a Agência conquistou uma nota expressiva de 84,2%, subindo ao pódio como uma das três melhores agências reguladoras federais. Com uma evolução contínua ao longo dos anos, a ANTT vem trabalhando cada vez mais para fortalecer sua capacidade de gestão e abraçar de vez a responsabilidade socioambiental. "Agora, mais do que nunca, ser uma referência em regulação no Brasil não é apenas uma meta, mas uma realidade do presente e um compromisso com o futuro", disse o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
O iESGo, lançado em 2024 como uma evolução do Índice Geral de Governança e Gestão (IGG), integra, além da avaliação tradicional dos processos de governança e gestão, novos critérios voltados para sustentabilidade ambiental e social. Este avanço reflete uma mudança global em direção à responsabilidade social e ambiental no setor público. Com o resultado conquistado, a ANTT passa a ser a terceira maior entre as Agências Reguladoras Federais. Esse desempenho é um reconhecimento ao trabalho focado em aprimorar a gestão e a governança da Agência, estando atrás apenas da ANAC (93,7%) e da ANS (90%).
Um destaque específico é o desempenho da ANTT no Índice Geral de Governança e Gestão (IGG), que, em 2024, alcançou 88,5%. Esse número representa um crescimento impressionante de 39,6% em comparação com 2021, quando a nota havia sido 63,4%. Com esse resultado, a ANTT se consolida na segunda posição entre as Agências Reguladoras e na 19ª posição geral no ranking de 387 instituições públicas avaliadas.
"Estamos muito felizes com esse resultado, com essa conquista, porque demonstra que a ANTT foi uma das instituições que mais evoluiu em termos de governança e gestão nos últimos anos. Vamos seguir firmes para melhorar todos os dias mais e mais", completou Vitale.
A importância do iESGo 2024
O iESGo 2024 é um marco no esforço contínuo do TCU para avaliar e promover as melhores práticas de governança no setor público. Desde 2017, o TCU tem realizado levantamentos para medir o desempenho das organizações públicas em áreas críticas, como a governança de pessoas, tecnologia da informação, contratações e governança geral. Em 2021, práticas ligadas à gestão orçamentária foram incorporadas à avaliação, e agora, em 2024, o índice foi expandido para incluir também aspectos de sustentabilidade social e ambiental.
Com a adição de práticas relacionadas ao ESG (sigla para "Environmental, Social and Governance"), o TCU estabeleceu o primeiro indicador público federal que integra responsabilidade ambiental e social à análise de governança. Este movimento está alinhado com as tendências globais, que reconhecem a importância de uma atuação mais sustentável no setor público, além de ampliar a transparência e fornecer um rico banco de dados para análises comparativas entre as organizações.
Transparência e compromisso com a excelência
Todos os dados do iESGo 2024 são públicos e podem ser acessados no site dedicado ao índice, incluindo o Acórdão 1913/2024-Plenário, relatório e voto que fundamentam os resultados. Em consonância com os princípios de transparência, o TCU também recomenda que todas as organizações participantes publiquem esses dados em seus próprios portais, promovendo um ciclo contínuo de melhorias através de análises comparativas (benchmarking).
"Para a ANTT, este resultado é motivo de comemoração, mas também um sinal claro de que a jornada em busca da excelência na regulação e fiscalização do transporte terrestre no Brasil está apenas no início. A Agência reafirma seu compromisso em continuar a adotar e promover boas práticas de governança e gestão, com foco no fortalecimento institucional e na sustentabilidade. Nossa meta em 2025 é alcançar a liderança nos índices", concluiu Vitale.
>>> Acesse aqui o documento da ANTT na íntegra <<<
Assessoria Especial de Comunicação - AESCOM ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias