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ANTT encerra segundo e último dia do 1º Workshop Vias Seguras
O segundo e último dia do 1º Workshop Vias Seguras foi marcado pela apresentação da Carta de Intenção por Vias Mais Seguras, ora chamada “Proposta Conjunta de Escolhas que Salvam Vidas”, resultado das mesas temáticas (nas áreas de rodovias, ferrovias, passageiros e cargas) realizadas na quarta-feira (17/5).
Com a participação e colaboração dos coordenadores das mesas temáticas, o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Luciano Lourenço leu o documento e, entre as propostas de prioridades, que serão inseridas no escopo do Programa Vias Seguras, estão:
1) Todos os envolvidos devem envidar esforços conjuntos para buscar soluções que contribuam para o alcance da meta estabelecida pela ONU que almeja reduzir em, pelo menos, 50% do número de mortos e lesões no trânsito, em todo o mundo, até 2030 e, com isso, colaborar com o alcance das metas de desenvolvimento sustentável e das metas globais de desempenho pela segurança no trânsito da Organização Mundial de Saúde;
2) Criação de um fórum permanente para desenvolvimento de metodologias de coletas e tratamento de dados voltado para a segurança viária de rodovias e ferrovias federais;
3) Fomentar ações para a divulgação das informações sobre sinistros (pontos críticos, estatísticas, análises de comportamento, indicadores, etc);
4) Incentivar e realizar cursos de capacitação para os agentes internos e externos que fazem a coleta e o tratamento dos dados e informações;
5) Fomentar ações para aprimorar e padronizar a sinalização viária em todo o Brasil, tais como: pontos críticos, pórticos de sistemas de pagamento automático de pedágio (free flow), sistemas de pesagem em movimento de alta velocidade (HS-WIM) e áreas de escape;
6) Realização de workshops e treinamentos focados em boas práticas para a solução de problemas de passagem em nível em ferrovias;
7) Desenvolver mecanismos de monitoramento dos resultados referente à implantação das soluções de conflitos urbanos dos contratos de concessões ferroviárias que tiveram renovações antecipadas;
8) Priorizar os recursos de desenvolvimento tecnológico (RDTs) para estudos e soluções voltadas à segurança viária;
9) Realizar e fomentar campanhas educativas e de conscientização para educação no trânsito, destacadamente, por meio de parcerias, priorizando os pontos críticos e os usuários vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas);
10) Incentivar, por meio da regulação e da fiscalização, a utilização de tecnologia embarcada nos veículos de transporte de passageiros;
11) Desenvolver um procedimento para reconhecer e valorizar motoristas de ônibus que se destacam no desempenho de sua função;
12) Considerar critérios técnicos e objetivos de segurança viária no novo regulamento de transporte rodoviário interestadual de passageiros;
13) Desenvolver regulamento e práticas de incentivo à implantação e desenvolvimento dos pontos de parada e descanso para motoristas e caminhoneiros;
14) Ampliar a fiscalização sobre o cumprimento dos limites de jornada máxima dos motoristas, inclusive com ações integradas com os órgãos de trânsito federais e estaduais;
15) Incentivar soluções técnicas e tecnológicas para implementação do conceito de “rodovias que perdoam”, inclusive por meio de aplicação da metodologia IRAP; e
16) Alinhamento das práticas de segurança viária entre os contratos de concessões existentes e os estudos de futuros contratos.
“É primordial que todos os setores e atores envolvidos na regulação da ANTT estejam engajados e compromissados com o Programa Vias Seguras, de forma a colaborar no desenvolvimento de ações junto à ANTT e informar sobre as iniciativas e campanhas que são ou serão realizadas no âmbito de suas atuações individuais ou em conjunto com outras entidades. Deve ser criada uma cultura de divulgação de todas as ações relacionadas à segurança viária”, afirmou o diretor Luciano durante a leitura.
Foram, ainda, realizados Talk Shows ao longo do dia, com objetivo de trocar informações e apresentar casos de sucesso e de inovações voltados à segurança viária em rodovias e ferrovias. A palestra de encerramento foi com Rodrigo Narcizo, da ANAC, sobre “O papel da inovação pera um transporte mais seguro”.
No encerramento, o diretor Luciano Lourenço afirma: “Nosso objetivo maior é salvar vidas e, para isso, não poupamos esforços”.
“Programa Vias Seguras – PVS/ANTT” - É uma iniciativa da ANTT que visa a circulação segura de pessoas e veículos nas rodovias e ferrovias federais concedidas, objetivando a prevenção e a redução de riscos e severidade de sinistro de trânsito.
É composto por um grupo de ações, iniciativas e projetos relacionados à segurança viária e à mobilidade, gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios estratégicos, gestão e controle efetivos por parte da ANTT, elevando o padrão de segurança viária das rodovias e ferroviais federais concedidas.
O programa engloba ações voltadas às diferentes áreas de atuação da Agência (transporte rodoviário e ferroviário, de cargas e de passageiros, nacional e internacional) e nasce aderente às práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) aplicadas à infraestrutura, mobilidade e à segurança viária.
Clique AQUI e conheça o novo espaço do Programa Vias Seguras dentro do site da ANTT.