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RECONHECIMENTO
ANTT é premiada com o Prêmio Ser Humano do DF, na categoria Excelência Organizacional
Foto: Gustavo Frasão / AESCOM ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi contemplada, na manhã desta quinta-feira (7/11), com o Prêmio Ser Humano 2024, da Associação Brasileira de Recursos Humanos – DF (ABRH-DF), na categoria Excelência Organizacional. A iniciativa prestigia organizações e profissionais que demonstraram comprometimento com a gestão de pessoas e práticas de sustentabilidade no ambiente de trabalho ao longo do ano.
O Prêmio Ser Humano, que acontece todos os anos, visa valorizar projetos inovadores e de impacto nas relações de trabalho, e, segundo o regulamento, os vencedores são definidos com base em cinco critérios principais: relevância, aplicabilidade, inovação, qualidade e resultados. A comissão de avaliação, composta por especialistas do meio técnico, empresarial e acadêmico, tanto da iniciativa pública quanto do setor privado, é responsável pela seleção dos trabalhos de maior excelência.
A conquista da ANTT na categoria de Excelência Organizacional reflete o esforço contínuo da Agência em aprimorar suas práticas de gestão e valorizar seus servidores e colaboradores. Para Mateus Salomé do Amaral, superintendente de Governança, Gestão Estratégica e de Pessoal (SUESP) da ANTT, o prêmio simboliza uma oportunidade de compartilhar as práticas que têm transformado a cultura organizacional da instituição.
"É uma questão não apenas de reconhecimento, mas de como compartilhar prática. Isso é muito importante. Agradeço toda a equipe, todos os nossos servidores, coordenadores, colaboradores, estagiários por chegar até aqui. Todos os dias superamos os desafios e o objetivo é tornar a gestão de pessoas em algo cada vez mais estratégico”, declarou Amaral, ao agradecer o empenho de sua equipe.
A trajetória da ANTT para alcançar o prêmio foi marcada pela implantação de ações que melhoraram a infraestrutura, o ambiente de trabalho e o sistema de gestão de pessoas. De acordo com o gerente de Gestão Estratégica de Pessoas da ANTT, Eduardo Rossi, o trabalho da equipe foi guiado pelo Índice de Gestão de Pessoas, que faz parte do Índice de Governança, Sustentabilidade e Inovação do Tribunal de Contas da União (iESGo/TCU), que norteou os esforços para o desenvolvimento contínuo das práticas de gestão.
“Quando cheguei na ANTT, tinha um desafio muito grande. Colocamos na régua, porque temos o Índice de Gestão de Pessoas do TCU, tínhamos um teto e usamos esse índice para melhorar nossas práticas. Aos poucos, fomos apresentando os resultados. Neste ano, ficamos entre os dez melhores órgãos em gestão de pessoas, no âmbito federal, mostrando o desempenho dessa equipe”, contou Rossi.
Em sua fala, o gerente também ressaltou a importância das pequenas iniciativas na construção de grandes transformações. “A metodologia é simples: pequenas mudanças vão fazer grandes transformações. Começamos pequenos, depois formalizamos o que fizemos e hoje temos uma documentação que mostra que sim, é possível com pequenos passos. Começa com uma pessoa, duas pessoas, três pessoas, até virar uma grande revolução. Esse prêmio aqui é mérito da equipe, o nosso time merece ganhar essa premiação. Porque estou vendo a transformação que vocês estão fazendo e é preciso sim gerar um reconhecimento”, afirmou Rossi, ressaltando o papel do trabalho coletivo.
Com a premiação, a ANTT se qualifica para o Prêmio Ser Humano ABRH Brasil, com a chance de ampliar o reconhecimento de suas práticas e de se destacar em um circuito ainda mais abrangente de excelência organizacional, incluindo a possibilidade de participação no prêmio latino-americano promovido pela Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana (FIDAGH).
PROREV
A premiação também é fruto do Programa PROREV da ANTT, cujo objetivo é revisitar, rever e revolucionar os processos de regulação e fiscalização da Agência como um todo. Em busca do aprimoramento das iniciativas para construção de soluções técnicas e comportamentais, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desenvolveu o PROREV, que visa inserir a Agência num contexto de boas práticas por meio da modernização dos processos de regulação e fiscalização.
A missão é promover e provocar três revoluções fundamentais para a Agência: regulatória, tecnológica e comportamental, que se darão por meio de projetos, iniciativas e ações estruturadas para transportar a ANTT a um novo patamar de atuação.
A revolução comportamental, onde entra a gestão de pessoas, visa impactar o dia a dia interno da Agência, dos servidores, colaboradores e, principalmente, a fiscalização, reiterando a transparência na relação entre regulador e regulado, com senso de urgência e bom senso nas decisões e soluções, ampliando as ações nas rodovias, ferrovias, acompanhando a prestação de serviço nos transportes de cargas e passageiros, atuando junto às concessionárias e empresas, com o foco em resultados e benefícios aos usuários.
Assessoria Especial de Comunicação - AESCOM ANTT
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