Notícias
ANTT apresenta balanço da sessão da Audiência Pública do Sandbox Regulatório
Novas tecnologias são a solução do futuro para a questão da mobilidade e demais desafios logísticos para os transportes terrestres no Brasil. Por isso, o tema inovação ganhou espaço para diversos debates no âmbito da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na última quarta-feira (13/4), em Brasília (DF). A sessão por videoconferência da Audiência Pública nº 2/2022 foi realizada para receber contribuições para a proposta de regulamentação do Sandbox Regulatório, ambiente experimental que permite acelerar a adoção de novas tecnologias e incitar regras diferenciadas para as empresas que atuam no ambiente regulatório geral.
Quatro representantes da sociedade apresentaram suas ideias durante o encontro. O objetivo do Sandbox Regulatório é analisar quais seriam as regras mais adequadas para novos modelos de negócio que não poderiam existir com as regras vigentes. Esse espaço de teste permitirá à ANTT experimentar regulamentos que a Agência pretenda implementar em larga escala no setor regulado, obter mais evidências e tomar decisões mais bem embasadas.
“O sistema de transporte está em constante evolução. Por isso, buscamos a oportunidade de testar novas tecnologias de produtos, serviços ou soluções regulatórias com segurança, de forma a monitorar as falhas e os resultados para modelos inovadores do transporte terrestre a serem implantados no Brasil”, explicou a especialista em Regulação da ANTT Vanessa da Silva Santos.
Ainda é possível participar da Audiência Pública do Sandbox Regulatório por meio do Sistema ParticipANTT. O prazo para o envio de contribuições vai até o dia 4 de maio de 2022.
Para saber como enviar suas contribuições escritas, assista ao tutorial. Para entender melhor sobre o que é o Sandbox Regulatório, assista ao vídeo no Canal ANTT, no Youtube. Mais informações, entrar em contato pelo endereço de e-mail ap002_2022@antt.gov.br.