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ANTT acompanha obras da nova Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu (PR)
Nesta semana (de 30 de agosto e 2 de setembro), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) visitou algumas das principais fronteiras da Região Sul do Brasil. O destaque da visita técnica ocorreu em Foz do Iguaçu (PR), onde a equipe foi acompanhar as obras da nova Ponte da Integração, que ligará o Brasil ao Paraguai, permitindo desafogar o trânsito na Ponte da Amizade e melhorar significativamente o transporte internacional de cargas. As obras estão em fase de conclusão, restando apenas poucos metros do vão central a serem concluídos.
Num primeiro momento, a intenção é que a ponte se utilize de acessos provisórios, que, no lado brasileiro, será feito para permitir a utilização da aduana existente na Ponte Tancredo Neves. Esse acesso terá cerca de 3 quilômetros, e permitirá que, quando for inaugurada, a nova ponte receba veículos de carga em lastre em direção ao Paraguai, bem como veículos de passeio.
Ainda que a conclusão de todos os serviços relacionados à Ponte da Integração esteja prevista para os próximos dois anos, a inauguração esperada para os próximos meses, ainda em 2022, será um grande marco para a ligação fronteiriça entre o Brasil e o Paraguai, e beneficiará indiretamente outros países também.
Demais pontos da visita técnica - A ANTT também passou por Uruguaiana/RS, onde ouviu as demandas dos transportadores associados à Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), que puderam apresentar as principais questões que têm enfrentando no que concerne ao transporte rodoviário internacional de cargas.
No dia seguinte, a equipe percorreu cerca de 700 quilômetros entre Uruguaiana/RS e Foz do Iguaçu/PR, passando pelas principais fronteiras existentes no percurso. O primeiro ponto de parada foi uma visita às instalações do Porto Seco da Multilog, ainda em Uruguaiana/RS, e, em seguida, a ponte internacional que liga o Brasil à Argentina, para visitar também as instalações da CoTeCar, em Paso de Los Libres.
Seguindo na estrada pela Argentina, rumo ao norte, a ANTT parou em Alvear, ponto de fronteira onde a travessia não é feita sobre uma ponte, mas sim de balsa. Um modelo completamente diferente e cuja operação é diretamente afetada pela variação do nível do rio. Nesse ponto, a Agência verificou a precariedade dos acessos, principalmente quando comparados aos acessos onde a travessia é feita por ponte.
Mais ao norte, a equipe visitou o Centro Único de Fronteira (CUF), localizado em Santo Tomé, na Argentina, na ligação com São Borja/RS. Esse é um importante ponto de fronteira do Brasil, onde a operação é de fato unificada, com presença completa de todos os organismos envolvidos nas questões aduaneiras no mesmo local. O CUF está atualmente sob concessão da Mercovia S/A, que é uma empresa binacional. A concessão foi prorrogada recentemente por mais um ano.
Além das obras da Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu/PR, a ANTT cruzou a fronteira da Argentina com o Brasil na Ponte Tancredo Neves, a partir de Puerto Iguazu. Foz do Iguaçu tem uma importância tamanha para as questões internacionais por estar localizada a Tríplice Fronteira na cidade paranaense, onde Brasil faz divisa com Argentina e Paraguai.
Na manhã do dia 1º de setembro, a Agência visitou a Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai, ligação de Foz do Iguaçu com Ciudad del Este. A famosa ponte apresenta um nível elevado de saturação em razão do tráfego não somente de veículos de carga e passageiros, mas também de veículos de passeio e de pedestres. Apesar da proximidade, não há ligação direta da Argentina com o Paraguai nesse ponto, sendo necessário que o trânsito entre ambos os países passe pelo Brasil, envolvendo, assim as Pontes da Amizade e Tancredo Neves.
A ANTT também se reuniu com transportadores na sede do Sindicato dos Transportadores de Foz do Iguaçu e Região - SINDIFOZ, a fim de promover o diálogo com foco no transporte internacional de cargas.