BR-158/155/MT/PA
Andamento
Informações do projeto
Prazo: | em estudo |
Extensão: | 1.135 km |
Investimento previsto (Capex): | em estudo |
Custos operacionais previstos (Opex): | em estudo |
Taxa Interna de Retorno (TIR): | em estudo |
Tarifa: | em estudo |
Audiência Pública: | a realizar |
Critério de julgamento do leilão: | menor tarifa + curva de aporte |
O projeto de concessão da BR-158/155/MT/PA foi qualificado na 11ª Reunião do Conselho do PPI, por meio da Resolução nº 104, de 19/11/2019.
O trecho rodoviário em questão constitui importante rota de escoamento da produção de grãos do nordeste de Mato Grosso, integrando a região à ferrovia Carajás e permitindo a exportação da produção pelo Porto de Itaqui/MA.
O projeto consiste na proposta de estudos para Concessão para a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção do nível de serviço do Trecho da Rodovia BR-158/MT entre Ribeirão Cascalheira/MT (entroncamento com a BR-080) até Redenção/PA (entroncamento com a BR-155) e da BR-155 entre Redenção (entroncamento com a BR-158) e Marabá/PA (entroncamento com a BR-222).
A BR-158/MT já havia sido qualificada na 10ª reunião do conselho do PPI para apoio ao licenciamento ambiental do trecho, visando a implantação e pavimentação do trecho entre a divisa MT/PA e Ribeirão Cascalheira/MT (km 0 e km 417,9), incluindo contorno à TI Marãiwatsédé. Considerando o contorno à terra indígena, o trecho para concessão passaria a ter cerca de 1.135 km.
Os estudos de viabilidade ainda serão contratados. Estimativas preliminares apontam um volume de cerca de R$ 4 bilhões de investimentos necessários.