BR-381/MG
Informações do projeto
Informações Interativas do Projeto: | Clique Aqui |
Prazo: | 30 anos |
Extensão: | 304.0 km |
Tráfego: | VEQd iário: 212 mil(ano 2) |
Investimento previsto (Capex): | R$ 6 bi |
Custos operacionais previstos (Opex): | R$ 4 bi |
Taxa Interna de Retorno (TIR): | 9,88% |
Tarifa: | pista simples: R$ 16,04/100km | pista dupla: R$ 22,46/100km (data base: jan/22) |
Empregos: | estimam-se 73.588 (diretos, indiretos e efeito-renda) |
Audiência Pública: | link para AP: AP 07/2022 |
Histórico e Estudos do Projeto: | link: Andamento dos Estudos |
Critério de julgamento do leilão: | maior desconto na tarifa + curva de aporte |
O sistema rodoviário BR-381/MG permite a interligação entre estados brasileiros e o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, mineração e industriais de matrizes econômicas diversificadas, representando um importante papel do complexo viário brasileiro. A composição atual da malha em estudo abrange total de 296,3 km conforme projeto (304 km de acordo o SNV 01/2022), distribuído no seguinte trecho:
- Rodovia BR-381/MG no trecho compreendido entre o entroncamento com a BR-262/MG em Belo Horizonte e BR-262/MG em João Monlevade;
- Rodovia BR-381/MG no trecho compreendido entre o entroncamento com a BR-116/MG em
Governador Valadares e a BR-262 em João Molevade.
O projeto consiste na proposta de concessão para a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção do nível de serviço do trecho que vai da BR-381/MG, trecho com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG).
O trecho apresenta a seguinte composição das faixas de rolamento:
- Pista Simples: 213,870 km;
- Pista Dupla: 82,452 km
Obras – De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER), as principais melhorias incluem 131,86 km de obras de duplicação; 100,19 km de faixas adicionais; 11,35 km de vias marginais; 198 acessos; 171 correções de traçado; 43 obras de estabilização de taludes; 20 passarelas; 104 pontos de ônibus; entre outros.
Atendimento – Também está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.
Praças de Pedágio – Estão previstas 5 praças de pedágio distribuídas da seguinte forma:
- Caeté/MG
- João Monlevade/MG
- Jaguaraçu/MG
- Belo Oriente/MG
- Governador Valadares/MG.
Inovações – O projeto desta concessão tem uma série de inovações. Podemos destacar:
- Critério híbrido de julgamento do leilão: menor tarifa + maior outorga
- Tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples
- Desconto de 5% para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico
- Pontos de parada para caminhoneiros
- Estoque de melhorias, com a possibilidade de execução de obras ao longo da concessão
Outras Informações:
- As informações sobre investimentos previstos para a BR-381/MG podem ser vistas em formato resumido do Power BI por meio deste link.