Noticias
Notícia
VLI inaugura Terminal Integrador Araguari
Integrar para gerar mais eficiência e agilidade ao transporte de cargas no Brasil. Com essa proposta, foi inaugurado nesta sexta-feira (10) o Terminal Integrador Araguari, um empreendimento que demonstra o empenho da VLI no objetivo de agregar valor aos negócios dos seus clientes. A cerimônia foi realizada no próprio terminal, diante dos funcionários do local, do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, do prefeito de Araguari, Marcos Coelho, do diretor-geral da ANTT, Ivo Borges, além de demais autoridades, de inúmeros clientes, de executivos da empresa e do presidente da Vale, Murilo Ferreira.
“A inauguração deste terminal é um passo muito importante para a logística deste país. A região onde está instalado é de importância muito grande, o que nos fará investir ainda mais no Triângulo, com um novo terminal em Uberaba”, afirmou Ferreira. Segundo ele, a VLI reflete foco e transparência ainda maiores da Vale no transporte de carga de terceiros. “Acabamos de entrar em campo. Nosso projeto é muito maior e estamos focados nele”, disse.
Para o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, a inauguração do Terminal Integrador faz Araguari retomar o fio de sua história, intimamente ligada com a atividade ferroviária. Coelho também destacou o bom momento vivido pela agricultura nacional, que vem estabelecendo novos recordes de produção, e da economia mineira, recentemente alavancada ao grau de investimento na escala da Standard & Poor’s.
Na avaliação do ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, o bom momento do agronegócio nacional requer investimentos como os feitos pela VLI. “A VLI antecipa o que vai acontecer, utilizando o suporte da logística para colaborar com o avanço do país. O terminal apresenta ganhos extraordinários. É o que faz o produtor se sentir estimulado e nos faz ter competitividade lá fora”, declarou.
Marcello Spinelli, presidente da VLI, classificou a inauguração como a realização de um sonho, que se encaixa com as necessidades dos agricultores de toda a área de abrangência do Terminal Integrador Araguari – Triângulo Mineiro e região Centro-Oeste. “Agradecemos os governos federal, estadual e municipal e, em especial, aos nossos clientes. Firmamos aqui o compromisso de buscar eficiência a todos os elos desta cadeia”, concluiu.
Sobre o Terminal
Construído em uma área superior a 464 mil metros quadrados, o Terminal Integrador de Araguari é um dos maiores terminais de transbordo da América Latina. Sua estrutura promoverá o aumento significativo da capacidade de escoamento para os produtores brasileiros. No total, o novo terminal conta com capacidade instalada para movimentar 1 milhão de toneladas de grãos por mês, além de 340 mil toneladas de fertilizantes.
A enorme capacidade de armazenamento do terminal abrirá possibilidades até então inexistentes para os produtores locais, carentes de espaços para acondicionar seus produtos. Além disso, a integração com a malha ferroviária, elaborada de forma a evitar manobras para formação das composições e carregamento dos vagões, garantirá a agilidade necessária para que as cargas cheguem com uma rapidez ainda maior ao destino final — o Complexo Portuário de Tubarão.