Noticias
Notícia
Trem do Pantanal deve entrar em operação até outubro
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), José Alexandre Resende, se reuniu na manhã desta quarta-feira (17), em seu gabinete, em Brasília, com o governador do Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT), para fixar as bases necessárias para que a Agência possa autorizar a operação do Trem do Pantanal.
Segundo José Alexandre, a ANTT está apenas aguardando a documentação do Governo do Estado e da Concessionária Novoeste, que compõe a holding Brasil Ferrovias, para viabilizar o trem turístico no Pantanal. A expectativa do governador Zeca do PT e do presidente da Brasil Ferrovias, Elias Nigri, que também participou do encontro, é de que o trem entre em operação até outubro deste ano.
As negociações entre a Agência, o Governo do Estado e a Concessionária foram iniciadas em junho de 2003, com a assinatura de um protocolo de intenções para o desenvolvimento de estudos preliminares visando a implantação do serviço de transporte turístico e de passageiros no trecho entre Corumbá/Campo Grande, denominado “Trem do Pantanal”. Após a regulamentação dos trens turísticos (Resolução 359/2003) da ANTT, a autorização e operação desses trens no país passam a ser um procedimento mais rápido.
Atualmente, a Ferrovia que liga Corumbá/Campo Grande opera apenas para transporte de cargas, através da concessionária Ferrovia Novoeste S.A.
Participaram também da reunião o senador Delcidio Amaral e o deputado federal Antônio Carlos Biffi, ambos do PT, e o superintendente de Serviços de Transporte de Cargas da ANTT, Hilário Pereira Filho.