Noticias
Notícia
Sistema eletrônico facilita pagamento do pedágio
Usuários dos sistemas Sem Parar (rodovias estaduais paulistas pedagiadas), Via Fácil (Via Dutra) e Onda Livre (Ponte Rio-Niterói e Via Lagos) já podem utilizar um único dispositivo eletrônico para passar nos pedágios de todas essas rodovias.
A facilidade é possível porque os sistemas eletrônicos foram readequados de forma a permitir a compatibilidade entre tecnologias diferentes. O ajuste vai facilitar o tráfego de milhares de usuários.
Na Via Dutra, por exemplo, 15% dos usuários já se utilizam do Via Fácil. Para eles, a passagem pelos postos de cobrança é mais rápida e o pagamento não precisa ser feito na hora.
Como funciona
Os sistemas eletrônico de pagamento oferecem pistas exclusivas para a cobrança em movimento. Eles funcionam por meio de um dispositivo eletrônico (conhecido também como TAG ou AVI) instalado no pára-brisa.
Toda vez que o veículo passa por uma pista automática exclusiva, uma antena capta as informações contidas no dispositivo e levanta a cancela. O registro das passagens gera um enviado mensalmente a cada usuário. O pagamento é realizado por meio de débito bancário automático mensal.
Os usuários da Via Dutra podem aderir ao Via Fácil por meio do site www.semparar.net, pelo telefone 0800-150252 ou nos escritórios de apoio da NovaDutra de Santa Isabel, SP (km 184,3, sentido SP-Rio) e de Seropédica, RJ (km 208, sentido SP-Rio) e nos Centros de Controle Operacional da empresa em Roseira, SP (km 78,6, sentido SP-Rio) e de Itatiaia, RJ (km 312, sentido Rio-SP). Alguns concessionários Volkswagen também fazem a instalação.