Noticias
Notícia
Ponte Rio-Niterói terá esquema especial no feriado
A Ponte S.A., concessionária que administra a BR 101 - Ponte Costa e Silva (Rio-Niterói), montou um esquema especial de operação para o final de semana prolongado pelo feriado do Dia da República, que terá início à zero hora desta quinta-feira (14) e término à meia-noite de segunda-feira (18).
A expectativa da concessionária é que cerca de 338 mil veículos deverão passar pela ponte neste período, o que significará um aumento médio de 6% no volume total de tráfego em relação ao mesmo feriadão de 2001. O maior movimento de saída do Ri 20021113_02_PonteRioNitEsquemaEspFer o deverá acontecer entre quarta e sexta-feira, quando cerca de 230 mil veículos deverão passar pela Ponte em direção a Niterói e Região dos Lagos.
Os serviços de atendimento médico e mecânico da Ponte estarão equipados com oito caminhões-guinchos, quatro ambulâncias e oito picapes de apoio, além de três motos. Mais de 300 profissionais da Ponte serão mobilizados durante a operação. A Polícia Rodoviária Federal atuará com 60 inspetores, 16 viaturas e o apoio de um helicóptero.
Nos períodos de maior fluxo os Papa-Filas (arrecadadores volantes) agilizam a cobrança na praça de pedágio, mas pede-se aos motoristas que utilizem dinheiro trocado para o pagamento da tarifa (R$ 2,20)..
O serviço Teleponte funciona das 7h às 22h, fornecendo informações sobre as condições de trânsito através do telefone (021) 2620-9333. Pelo endereço eletrônico www.ponte.com.br o usuário também pode ver as imagens ao vivo do trânsito na ponte.
Previsão de fluxo de veículos para o feriadão da República,
em direção a Niterói e Região dos Lagos
- 13/11 - 4ª Feira: 73.000 Veículos
- 14/11 - 5ª Feira: 85.000 Veículos
- 15/11 - 6ª Feira: 72.000 Veículos
- 16/11 - Sábado: 60.000 Veículos
- 17/11 - Domingo: 48.000 Veículos
Dicas para um trânsito seguro
1. CONDIÇÕES DO VEÍCULO - Verifique as condições do seu veículo (óleo do motor, pneus, parte elétrica, água etc.). Cheque os equipamentos de segurança: triângulo, macaco, chave de roda, lanterna, chave de fenda, estepe e extintor de incêndio.
2. ATENÇÃO AO DIRIGIR - Obedeça à sinalização; não se distraia e não use o celular.
3. MANTENHA DISTÂNCIA SEGURA - Evite ficar muito próximo ao veículo da frente.
4. VELOCIDADES MÁXIMA E MÍNIMA - O limite de velocidade na ponte é de 80 km/h; a mínima é de 40 km/h.
5. ULTRAPASSAGEM - Ultrapasse sempre pela esquerda, após sinalizar adequadamente; evite costurar ou fazer ziguezague.
6. VEÍCULO ENGUIÇADO - Ao perceber problema no veículo, ligar a seta e parar no acostamento; ligar o pisca-alerta, abra o capô ou a mala e aguarde o socorro à frente do veículo.
7. CINTO DE SEGURANÇA - Importantíssimo. Quase 90% das vítimas de acidentes registrados na ponte estavam sem o cinto de segurança.
8. PRAÇA DO PEDÁGIO - Reduzir a velocidade ao se aproximar da praça de pedágio; caso queira mudar de fila, sinalizar o veículo e aguardar a vez.
9. BAGAGEM E LIXO - Certificar-se de que os objetos no bagageiro estejam bem acondicionados e amarrados; não atirar objetos na pista. Existem lixeiras na praça de pedágio.