Noticias
Notícia
Ponte do Guaíba terá tráfego em meia pista no final de semana
O trânsito sobre a Ponte do Guaíba (BR-290) ficará restrito a uma faixa no sentido Interior-Porto Alegre entre às 20h desta sexta-feira (22/08) e 17h de domingo (24/08), em razão das obras de recuperação das juntas de dilatação do pavimento, iniciadas em julho e com previsão de término em meados de setembro.
Uma extensa sinalização com cones e setas luminosas será implantada no local, desde as proximidades do posto do ICM, para garantir a segurança dos motoristas. Desta vez, os trabalhos serão realizados mesmo sob chuva, como é a previsão para este final de semana.
Os trabalhos na pista iniciam já esta noite e seguem em ritmo ininterrupto até a tarde de domingo. A recuperação deve ser concluída em meados de setembro, pois acontece apenas nos finais de semana, para que sejam minimizados os transtornos ao tráfego. O fluxo médio diário no local é de 15 mil veículos, boa parte deles caminhões, já que o trecho até Eldorado do Sul é altamente industrializado.
Para relembrar o motivo da obra: como toda estrutura de concreto, a Ponte do Guaíba é composta de lajes (ou placas), entre as quais há pequenos espaços, de poucos centímetros de largura. Esses espaços possibilitam movimentos de torção das lajes de modo independente, quando os veículos a atravessam, sem que ocorram rachaduras que poderiam comprometer todo o conjunto. Também objetivam permitir a dilatação ou retração das placas, conforme a temperatura ambiente.
Por serem mais frágeis que o restante do pavimento, as bordas desses espaços têm um desgaste mais acentuado e de forma mais rápida, criando trincas na junção das placas. Para a recuperação, esses locais serão recortados e refeitos com a utilização de material de alta resistência. Entre as lajes, serão colocadas juntas de borracha (inexistentes no projeto original), por meio de ar comprimido, para que não ocorra a infiltração de água na estrutura da ponte.