Noticias
Notícia
Operações ferroviárias mantêm pressão sobre ALL no 1º trimestre
O segmento de operações ferroviárias manteve a pressão sobre os resultados da ALL no primeiro trimestre em meio a aumento de custos que ofuscaram o crescimento nos volumes transportados e de tarifas de frete. A companhia informou uma queda de 78% no lucro líquido do primeiro trimestre ante igual período de 2013, totalizando R$ 7,4 milhões.
Excluindo os efeitos da baixa contábil das operações na Argentina, cuja concessão da ALL foi retomada pelo governo do país, o lucro teria sido de R$ 7,7 milhões no período, queda de quase 84% na comparação anual.
Apenas em operações ferroviárias, principal unidade de atuação da ALL, a queda do lucro foi de 95%, que junto com o recuo de 97,6 % do lucro do braço de logística rodoviária Ritmo, ofuscou salto de quase quatro vezes no resultado positivo da Brado, unidade de logística intermodal de contêineres.
O lucro líquido das operações ferroviárias foi de R$1,5 milhão, enquanto o da Brado somou R$ 5,2 milhões e a Ritmo zerou seu lucro.
No principal segmento de atuação da ALL, o volume transportado subiu 1,2% na mesma base de comparação, enquanto a tarifa media teve alta de 8,7 %. Porém, os custos com serviços prestados subiram 7,1 % e as despesas operacionais tiveram alta de 14,4 %. Além disso, a unidade ampliou o resulta¬do financeiro negativo em 22 %.
Considerando os números consolidados da ALL, a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subiu 11,5 %, para R$ 444,7 milhões, beneficiada pela melhora
nos resultados operacionais.
A ALL afirmou que as perspectivas para os próximos trimestres são positivas, acrescentando que o cenário operacional nos portos, que pressionou os volumes de transportes e resultados no ano passado, estão melhores.
“Nossos investimentos durante o primeiro trimestre do ano e o início das operações em nosso terminal de Rondonópolis no terceiro trimestre de 2013 prepararam a companhia para transportar os volumes do pico de safra no segundo e terceiro trimestres de 2014”, disse a ALL na divulgação de resultados.
“No segmento de grãos, as restrições de descarga enfrentadas nos principais terminais (TGG - Terminal de Granéis do Guarujá e T-XXXIX) foram eliminadas e estão operando na capacidade plena desde o início do ano”, afirmou a companhia. “Os terminais de açúcar no Porto de Santos também devem operar em um maior nível de descarga, contribuindo para a eficiência do porto”, completou.
Já para o segmento industrial, a companhia ressaltou que os volumes devem ser beneficiados pela Brado e pelos volumes da fábrica de celulose da Eldorado (MS). Reuters